Jornal de Angola

Morreu Avelino Sebastião Viegas do grupo teatral Etu Lene

-

Actor era carinhosam­ente tratado por velho Saraiva, personagem da conhecida peça teatral “O feiticeiro e o inteligent­e”

para sempre a voz de Avelino Sebastião Viegas, carinhosam­ente tratado por velho Saraiva, da conhecida peça teatral “O feiticeiro e o inteligent­e”, e que marcou uma geração no ano 1999 na programaçã­o exibida pela Televisão Pública de Angola, no se programa “Em cena”.

Avelino morreu ontem, aos 49 anos de idade, no hospital militar principal, vítima de doença. O falecido já viajou duas vezes à Namíbia a fim de tratar da sua saúde que se agravou nos últimos seis meses, segundo Beto Cassua ao Jornal de Angola, com quem o falecido trabalhou e partilhou muitos momentos com destaque para a fundação do grupo Etu Lene, a 26 de Abril de 1993.

Em vida, o actor era técnico da ENDE e começou a fazer teatro em 1993, no grupo teatral Etu Lene, ao lado de Adão José, Edna Maria, João Cavungo e tantos outros.

Em 1995, participou no segundo festival de teatro onde foi eleito o melhor actor. Avelino deixa viúva e três filhos. Visivelmen­te consternad­o com a perda do seu comandante, como lhe chamava carinhosam­ente em vida, Beto Cassua, responsáve­l pelo grupo Etu Lene mostrouse abalado com o sucedido.

“Estou admirado, conheço o Avelino há muitos anos. Ele nunca bebeu e nunca fumou, como é que apanhou essa doença. Estamos abalados, nós éramos irmãos, eu dormia e comia na casa do Avelino e ele na minha casa, sou um impotente, não consegui salvar o meu amigo. O Avelino sofreu muito na cama da UTI do hospital, quando fui visitá-lo ontem de manhã, era para se despedir porque o quadro dele já não era o mesmo, nem mesmo a esposa conseguia acreditar. Voltamos a visitálo à noite, mas infelizmen­te já não o encontramo­s na cama do hospital”, terminou Beto Cassua, desabando em lágrimas.

Recorde-se que o grupo Etu- Lene é Prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de artes e espectácul­os. Para além da conhecida peça “O feiticeiro e o inteligent­e”, o grupo tem no seu portfólio as peças “A sogra”, “Marcas do passado”, “Balumuka”, “Titanic” e “Taxistas”. Avelino é o terceiro actor a morrer neste ano, num mês em que os fazedores de teatro se preparam para celebrar o 27 de Março, dia dedicado ao teatro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola