Jornal de Angola

Paula Agostinho expõe fotografia­s de Mindelo

-

A produtora The Art Affair informa abre hoje a exposição de fotografia intit ulada “NA CAIS”, da fotógrafa angolana Paula Agostinho, que estará aberta até Março, no Camões (Centro Cultural Português), em Luanda

“Na Cais” é o trabalho resultante da participaç­ão na residência artística Catchupa Factory, em Mindelo, Cabo Verde, para a qual Paula Agostinho foi selecciona­da em 2022.

A exposição mostra um o l h a r a t e n t o a u ma pequena comunidade no Porto de Mindelo, com enfoque em Kleicy, uma menina de dez anos, e transporta-nos a uma narrativa fotográfic­a empática, humana e realista.

A produção da exposição está a cargo da The Art Affair, produtora angolana vocacionad­a para a gestão e promoção de artistas, e para a criação e produção de conteúdos artísticos, nas suas mais diversas expressões.

“Na Cais” foi um projecto que surgiu em Mindelo, durante a residência fotográfic­a Catchupa Factory, orientada por Diogo Bento e Akinbode Akinbiyi em Agosto e Setembro de 2022.

Nas palavras do fotógrafo Akinbode Akinbiyi, autor do texto curatorial, “(…)A fotografia é uma procura de significad­o, uma forma de tentar compreende­r. As imagens fotografad­as falam com o fotógrafo e mostram a maquilhage­m e a complexida­de do indivíduo. Num trabalho sério, a Paula fotografou de forma apaixonada e d e d i c a d a - criando, voltando para casa, editando, e saindo no dia seguinte para continuar a viagem. As suas imagens ressoam, começam a cantar, e a murmurar.”

Paula Agostinho nasceu em Luanda, Angola, em 1985. Cresce numa Angola já independen­te, mas em guerra civil. Em 2003 muda- se para Lisboa e conclui, em 2007, a licenciatu­ra em Artes do Espectácul­o na Faculdade de Letras. A par da faculdade tem aulas de piano e canto particular­es. Estuda voz no Espaço Evoé e no Hot Clube de Lisboa. Em 2012, recebe duas menções honrosas no concurso BESA Photo em Luanda.

Em 2013, regressa ao seu país e passa a integrar a equipa da Geração 80, onde co-realiza e produz o documentár­io Para Lá dos Meus Passos ao lado da realizador­a Kamy Lara e em parceria com a Companhia de Dança Contemporâ­nea de Angola. Em 2019, abraça uma carreira independen­te e trabalha, desde então, como cantora - professora de canto, produtora, fotógrafa e formadora em oficinas de fotografia e escrita criativa.

Em 2022, é selecciona­da para a residência fotográfic­a Catchupa Factory em Mindelo, onde desenvolve o projecto “Na Cais”, agora em exposição.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola