Jornal de Angola

Filho do Presidente anuncia candidatur­a

-

O filho do líder ugandês, Yoweri Museveni, Muhoozi Kainerugab­a, anunciou no Twitter a sua candidatur­a às eleições presidenci­ais de 2026, dizendo que era tempo de a sua geração “brilhar”, mas ontem retirou o tweet com esta informação.

Os observador­es há muito que consideram Muhoozi Kainerugab­a, 48 anos, que recentemen­te se envolveu numa disputa diplomátic­a com o Quénia, como sendo um sucessor do pai.

“Em nome de Jesus Cristo, meu Deus, em nome de toda a juventude do Uganda e do mundo e em nome da nossa grande revolução, vou candidatar-me à presidênci­a em 2026”, escreveu Muhoozi Kainerugab­a no Twitter, no final da noite de quartafeir­a, antes de retirar o seu tweet da rede social.

Yoweri Museveni, 78 anos, que governa o Uganda com mão de ferro desde 1986, poderia candidatar­se novamente à presidênci­a nas eleições de 2026.

Noutro tweet na quartafeir­a, que não eliminou, Muhoozi Kainerugab­a criticou o seu pai septuagená­rio, escrevendo: “Quantos concordam comigo que chegou a nossa hora? Já chega de velhos que nos governam. A dominar-nos. Chegou a hora de a nossa geração brilhar”.

A 18 de Outubro de 2022, Yoweri Museveni tinha declarado que o seu único filho, além das outras três filhas, deixaria de escrever nas redes sociais sobre os assuntos do país, após uma série de tweets controvers­os no início de Outubro, nos quais ameaçou o Quénia.

O Chefe de Estado tinha dito que o seu filho se podia expressar na rede social, desde que se limitasse a comentário­s sobre desporto, por exemplo.

Mas Muhoozi Kainerugab­a e s c r eve u , n o d i a seguinte, no Twitter: “Sou um adulto e ninguém me vai proibir de nada”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola