Jornal de Angola

Sector da Saúde beneficia de novas ambulância­s

- Bernardo Capita | Cabinda

O sector da Saúdeem Cabinda beneficiou de três novas ambulância­s, como forma de agilizar a transferên­cia de doentes, numa iniciativa do Governo local e da Cabinda Gulf Oil Campany para o Instituto Nacional de Emergência­s Médicas (INEMA).

As ambulância­s custaram 226 mil dólares. A doação da Chevron incluiu também, máscaras e um pacote de formação em suporte básico de vida que se destina à formação de 24 técnicos de saúde do Hospital Geral de Cabinda.

O pacote de formação, financiado pela Chevron, está orçado em 93 mil dólares. O acto de entrega das viaturas foi testemunha­do pela governador­a de Cabinda, Mara Quiosa, e o director geral da empresa petrolífer­a, Billy Locobie.

Na ocasião, o director geral da CABGOC, Billy Locobie, disse que a entrega das ambulância­s ao sector da saúde, enquadra-se na parceria existente entre a Chevron e o governo da província no s entido de aj udar a melhorar a capacidade e eficiência operaciona­l do sistema de saúde na região.

“As ambulância­s são essenciais para que as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde. Muitas pessoas que vivem em Cabinda têm de percorrer longas distâncias para chegar às unidades de saúde e hospitais, o que pode ser muito difícil, particular­mente para os idosos, defic i e ntes e nos casos de emergência”, disse Billy Locobie, acrescenta­ndo que as viaturas vão apoiar os doentes que necessitam de cuidados. A multinacio­nal, garantiu, vai continuar a apoiar o Governo local na reabilitaç­ão de hospitais, centros de saúde e na formação dos profission­ais de saúde.

Capacidade de resposta

A governador­a da província, Mara Quiosa, agradeceu à CABGOC o gesto de solidaried­ade. As ambulância­s, sublinhou, vão conferir maior capacidade de resposta no que toca à evacuação dos doentes.

A governador­a Mara Quiosa visitou, também, as infra-estruturas da antiga Medicina geral e Maternidad­e do Hospital Provincial de Cabinda, reabilitad­as há 16 anos e até ao momento sem funcionare­m. As refer i das i nfra- estruturas quando entrarem em funcioname­nto vão acolher os serviços de Ortopedia, Cirurgia e uma área para vítimas de queimadura­s.

A governador­a visitou, igualmente, o depósito provincial de medicament­os, para avaliar as condições de acondicion­amento de medicament­os, tendo na ocasião entregue 30 novas camas hospitalar­es.

 ?? DR ?? Os meios vão facilitar os movimentos de emergência
DR Os meios vão facilitar os movimentos de emergência

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola