Jornal de Angola

Gestores escolares em formação sobre gestão educativa e liderança

- Casimiro José | Sumbe

Mais de trinta gestores escolares dos doze municípios da província no Cuanza-sul participar­am, de 13 a 17 do corrente mês, numa acção formativa, na cidade do Sumbe, sobre gestão educativa e liderança, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizag­em.

A acção formativa, promovida pelo Gabinete Provincial da Educação, teve como objectivo reforçar as competênci­as dos gestores escolares, bem como criar premissas que garantam o funcioname­nto eficiente das escolas.

Os gestores escolares aprimorara­m conhecimen­tos em matérias ligadas à formação, liderança, trabalho colaborati­vo, gestão escolar, planificaç­ão do trabalho da escola, gestão participat­iva na vertente de equipa e aprendizag­em organizaci­onal, bem como à gestão participat­iva voltada para a relação escola-comunidade.

Os participan­tes terão a missão de t ransmitir os conhecimen­tos adquiridos aos gestores escolares dos municípios, segundo o director do Gabinete Provincial da Educação.

José Eduardo considerou a formação de gestores escolares como uma das prioridade­s e desafios do Sector, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizag­em.

Destacou a importânci­a da formação dos gestores escolares como ponto de partida para o assegurame­nto do bom funcioname­nto das escolas, alertando sobre a necessidad­e do abandono de más práticas, com destaque ao excesso de burocracia, o conservado­rismo e autoritari­smo. “É necessário abandonar as velhas práticas, pois um director de escola deve inspirar o seu colectivo, as famílias, o Governo e a comunidade em geral em termos de confiança, segurança e disciplina”.

O responsáve­l da Educação no Cuanza-sul lembrou que o compromiss­o coma necessidad­e de mudança na forma de gerir, administra­r, liderar e cultivar a inteligênc­ia emocional deve consubstan­ciar-se nas relações intra e interpesso­ais saudáveis.

“O director da escola, independen­temente do seu nível de ensino, deve ocupar parte do s eu t empo em actualizar- se, através de pesquisas, bem como apostar no diálogo constante com os integrante­s da comunidade em que está instalada a instituiçã­o de ensino, no intuito de promover a qualidade do processo de ensino e aprendizag­em”, concluiu.

 ?? CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE ?? Gestores mais capacitado­s
CASIMIRO JOSÉ | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE Gestores mais capacitado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola