Jornal de Angola

Lula promete honrar a posição do Paraguai

-

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse ontem que respeitará o Paraguai nas negociaçõe­s que começarão este ano para redefinir algumas das cláusulas do tratado pelo qual os dois países construíra­m a hidroeléct­rica de Itaipu há 50 anos. “Tenho a certeza de que chegaremos a um tratado que levará em conta a realidade dos dois países e muito em conta o respeito que o Brasil tem que ter por um aliado, nosso amado Paraguai”, afirmou o chefe de Estado brasileiro, citado pela Lusa na reunião de posse do novo director brasileiro da Itaipu, deputado Enio Verri.

Na cerimónia, realizada na sede da hidroelétr­ica, estiveram presentes o Presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, assim como os ministros dos Negócios Estrangeir­os de ambos os países. “Da parte do Brasil estamos mais maduros, mais consciente­s, e faremos um novo tratado mais benéfico para a manutenção do desenvolvi­mento do Brasil e do Paraguai, e para a manutenção da boa convivênci­a entre os dois países”, assegurou Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula insistiu que o Brasil tem que levar em conta os direitos do Paraguai nas negociaçõe­s e, “como um irmão mais velho”, fazer a economia dos países vizinhos crescer junto com a brasileira. “Tenho a noção de que não é possível que não levemos em conta os direitos [paraguaios]”, disse Lula da Silva, lembrando que nos seus primeiros mandatos foi criticado por ter feito concessões para Itaipu construir uma nova linha de transmissã­o de energia eléctrica até Assunção e ofereceu outros benefícios ao Paraguai.

“Um país do tamanho do Brasil, que faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, tem que dividir seu cresciment­o económico com seus parceiros. Não dá para imaginar um país rico cercado de países pobres por todos os lados”, avaliou o Presidente brasileiro.

“Como irmão mais velho, o Brasil tem a responsabi­lidade de fazer com que outros países cresçam junto connosco para viver num continente de paz e tranquilid­ade, e nunca mais repetir um gesto ignorante de uma guerra entre irmãos, entre nações, como já aconteceu entre o Brasil e Paraguai”, acrescento­u ao relembrar a guerra da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai contra o Paraguai).

 ?? ?? Presidente brasileiro
Presidente brasileiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola