Jornal de Angola

Técnicos e juízes aprimoram conhecimen­tos no Kikuxi

Angolanos vão receber novas ferramenta­s para usar nos escalões de formação, no quadro da promoção e desenvolvi­mento da modalidade

- Armindo Pereira

português Pedro Felner desembarca esta manhã em Luanda para ministrar, de 19 a 25 de Março, uma acção formativa para treinadore­s, nas instalaçõe­s da Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club (KVC), com a participaç­ão de formandos da capital do país, de Benguela e da Lunda-norte. A vinda do treinador a Angola é fruto da parceria entre o KVC e a Felner Tennis Academy.

Além da formação para técnicos, a acção contempla um curso para juízes e árbitros, num total de 14 participan­tes. Hoje, Pedro Felner terá o primeiro contacto com a equipa de formação e competição daquela agremiação de Viana.

De acordo com o programa a que o Jornalde Angola teve acesso, o programa de formação para juízes e árbitros vai decorrer de 20 a 23 do corrente, com destaque para f unções, regras, procedimen­tos e os deveres de conduta e de equipament­o, numa vertente teórica e prática.

O juiz internacio­nal português João dos Santos Silva será o prelector. O árbitro, com experiênci­a renomada, está credenciad­o para ministrar cursos. Conta no seu vasto currículo mais de quatro mil actuações como árbitro de cadeira, com participaç­ões em vários eventos internacio­nais, dos quais se destaque para W125 e WPT100, entre outros, e com cerca de 700 arbitragen­s como juiz de linha. Ministrou em 2003 em Angola, o primeiro curso de arbitragem realizado no país.

A parceria entre o KVC e a Felner Tennis Academy, onde evoluem os internacio­nais angolanos Daniel Domingos e Justino Rodrigues, fruto de uma bolsa, foi celebrada há dois anos. Em Agosto do ano passado, um grupo de seis atletas realizou um estágio pré-competitiv­o, em Aveiro.

Inicialmen­te, a acção estava prevista apenas para treinadore­s e técnicos afectos ao KVC. Atendendo à importânci­a da acção formativa, a direcção daquele clube endereçou convites à Federação Angolana da modalidade (FAT) e à Associação Provincial (APTL) para que esta fosse extensiva a outros seis profission­ais.

Assim sendo, Luanda, Benguela e Lunda- Norte estarão representa­das. A formação será teórica e prática para os treinadore­s que vão rever conceitos relacionad­os com orientaçõe­s gerais para treino em grupo, preocupaçõ­es pedagógica­s, níveis de ensino e respectivo­s planeament­os de carga de treino, entre outros aspectos.

Os juízes de linha e árbitros de cadeira vão rever conceitos sobre regulament­o e regras, código de conduta, procedimen­tos, ordem de encontros, gestos e deslocaçõe­s, entre outros, com aulas teóricas e práticas.

Em declaraçõe­s à Rádio Cinco, Pedro Felner disse que o programa de trabalho será intensivo, tendo ainda revelado alguma ansiedade para conhecer todas as pessoas envolvidas no projecto. "Tivemos o prazer de ser convidados pelo KVC para ir a Angola dar algum apoio na formação. A Academia possui condições muito boas, pode aspirar ser uma das melhores em África a nível da formação de alta competição. Comporta muitos campos, além de serviços de apoio indispensá­veis, como fisioterap­ia, ginásio, restaurant­e o que a pode tornar numa instituiçã­o de referência obrigatóri­a", referiu Pedro Felner.

O antigo internacio­nal português referiu que pretende transmitir todo o conhecimen­to e, desta forma, contribuir na formação dos treinadore­s e no apoio à própria organizaçã­o da academia.

"Estamos motivados, envolvidos neste projecto e, dentro daquilo que for possível, queremos ajudar o KVC a ser uma referência do ténis angolano".

Felner considera que com uma base mais sólida, Angola pode vir a ser representa­da em provas do circuito internacio­nal, como a Taça Davis.

Quanto à evolução de Justino e Daniel, Pedro Felner destacou o talento dos internacio­nais angolanos e a dedicação de ambos, fruto da formação de base de que foram alvos no KVC.

"O trabalho dos técnicos resultou na vinda de dois tenistas que estão a treinar na Felner Academy. São muito promissore­s, têm evoluído bem, ao l ongo destes meses. Conquistar­am vários títulos em Port ugal , n o s d i f e r e nte s torneios em que participar­am, com resultados que dignificam o ténis angolano e a própria academia que representa­m", concluiu.

Pedro Felner foi o primeiro treinador em Portugal a conquistar títulos europeus e mundiais nos escalões de juvenis e a vencer títulos em torneios do Grand Slam Junior. É treinador de jogadores ATP, WTA e ITF.

Tivemos o prazer de ser convidados pelo KVC para ir a Angola dar algum apoio na formação. A Academia possui condições muito boas, pode aspirar ser uma das melhores em África a nível da formação de alta competição. Comporta muitos campos, além de serviços de apoio indispensá­veis, como fisioterap­ia, ginásio, restaurant­e

 ?? DR ?? Além da formação para técnicos, a acção contempla um curso para juízes e árbitros, num total de 14 participan­tes
DR Além da formação para técnicos, a acção contempla um curso para juízes e árbitros, num total de 14 participan­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola