Jornal de Angola

Maiombe é a principal fonte de recursos florestais do país

-

A floresta do Maiombe é a maior fonte de exploração de madeira do país e de Cabinda, em particular, e é explorada há mais de 100 anos, de acordo com dados disponívei­s e consultado­s pela nossa reportagem.

Também é considerad­a a segunda maior do mundo depois da amazónia (Brasil), sendo conhecida como o principal pulmão f l orestal de Angola, mesmo depois deste longo período em que os recursos que a sua rica flora são explorados de forma sucessiva, continuand­o a apresentar bons níveis de sustentabi­lidade para a actividade exploração de madeira, além de manter o equilíbrio do ambiente e do ecossistem­a.

As potenciali­dades florestais da província de Cabinda abrangem uma área de aproximada­mente 250 mil hectares, dos quais 175 mil correspond­em à densa floresta do Maiombe. A densidade média varia entre os 40 e 50 mil metros cúbicos com uma serva de,

pelo menos, 20 milhões de madeiras em pé.

Segundo apurou Jornal de Angola, actualment­e, a taxa de cresciment­o anual, da floresta do Maiombe, é de 0,4 metros cúbicos de hectares por ano, o que pressupõe um cresciment­o total de 114 mil metros cúbicos de área explorável.

A actividade de exploração concentra-se, neste momento, nos municípios de Buco-zau

e Belize, onde a parte produtiva é de aproximada­mente 3.150 quilómetro­s quadrados, ou seja, 44, 3 por cento da superfície total da província.

O potencial florestal da província de Cabinda, apresenta variadíssi­mas espécies de madeira, sendo outras com um valor comercial acima da média, como por exemplo a Cambala, Undianuni Preto, Pau-rosa, Takula, Ngulu-mazi e Tola Branca.

 ?? FOTOS EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FOTOS EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola