Jornal de Angola

Recém-formados enaltecem oportunida­des de emprego

-

Nataniela Simão é uma das j ovens que concluiu, em 2022, a sua formação no Centro da Camuxiba, em Luanda, nos cursos de manicure e pedicure.

Após ter concluído a formação, a jovem foi inserida através do programa de estágio profission­al numa empresa de estética, onde trabalha actualment­e como efectiva. Revelou que esta oportunida­de mudou a sua vida, tendo em conta que já consegue sustentar as suas necessidad­es e pagar os estudos com aquilo que ganha.

O jovem Raimundo António Santos é portadora de deficiênci­a visual, que nunca desistiu dos seus sonhos, depois de concluir uma formação, foi contemplad­o com um kit de agricultur­a.

O j ovem trabalha numa cooperativ­a em Cacuaco que já empregou mais 15 jovens. Os principais produtos que saem da lavra são beringela, pepino, quiabo e batata doce.

Para ultrapassa­r algumas dificuldad­es, Raimundo António disse que a sua cooperativ­a precisa de um tractor e uma carrinha para ajudar com o escoamento dos produtos, que por vezes acabam por estragar. Na ocasião, o director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profission­al ( INEFOP), Manuel Mbangui disse que existem 159 centros em todos o país, tutelados pela instituiçã­o.

Manuel Mbangui referiu ainda que os centros contam com á disponibil­idade de 1.314 formadores e mais de 350 cursos na grelha formativa.

O director- geral do INEFOP sublinhou que os jovens têm procurado cada vez mais os centros de formação profission­al, para encontrar a primeira oportunida­de de emprego. Por isso, garantiu que o Executivo está fazer de tudo para a construção de mais infra-estruras.

 ?? DR ?? Ministra destaca o papel da mulher na formação profission­al
DR Ministra destaca o papel da mulher na formação profission­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola