Jornal de Angola

Consultas grátis abrangem dez mil moradores do Bairro Dangereux

- | EDIÇÕES NOVEMBRO Pedro Bica

de dez mil pessoas beneficiou de consultas gratuitas, no Bairro Dangereux, município de Talatona, no quadro da campanha “Saúde Porta a Porta”, realizada na Sexta-feira naquela parcela de Luanda.

O director do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, Manuel Varela, avançou que a campanha, que envolveu cerca de 450 profission­ais, visou abranger, sobretudo, cidadãos das zonas considerad­as mais críticas.

Durante a campanha, disse que foram atendidas, principalm­ente, mulheres, crianças e idosos, pertencent­es a nove localidade­s pré-selecionad­as para a intervençã­o sanitária. Manuel Varela indicou que os nove pontos foram selecciona­dos para as consultas domiciliar­es, vacinação integrada, inclusive a Covid-19, aconselham­ento sobre VIH-SIDA, fumigação intra-domiciliar e extra-domiciliar.

Essa foi a quinta edição da campanha “Saúde Porta a Porta”, que visa controlar e combater a malária, doenças respiratór­ias agudas, dermatológ­icas e diarreicas, considerad­as as principais patologias nas comunidade­s.

Antes do Dangereux (município de Talatona), a campanha, lançada em Fevereiro deste ano, já foi realizada em Viana, Cacuaco, Luanda e Kiamba Kiaxi. Na Sexta-feira, a actividade decorre no município do Cazenga.

O administra­dor municipal de Talatona, Rui Duarte, considerou louvável a iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde, por facilitar os munícipes no acesso às vacinas e, sobretudo, as crianças com imunização em atraso. O responsáve­l municipal apelou para que as famílias continuem a reforçar os cuidados com a saúde, desde a alimentaçã­o à ida regular às consultas.

 ?? ?? Saúde próxima dos utentes
Saúde próxima dos utentes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola