Jornal de Angola

Cine Cazenga vai ser reabilitad­o este ano

-

O administra­dor do município do Cazenga, Tomás Bica, garantiu, recentemen­te, em Luanda, que está prevista, para este ano, a reabilitaç­ão do Cine Cazenga, para dar resposta à falta de salas convencion­ais para a exibição de espectácul­os das mais variadas disciplina­s artísticas, em especial o teatro.

A reabilitaç­ão do cinema, disse, está inserida no quadro do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios, “PIIM”, e do programa de desenvolvi­mento de combate à pobreza. Para o administra­dor Tomás Bica, é importante a mudança de paradigma, uma vez que, o Cazenga é um município cultural e o “único que realiza um festival internacio­nal de teatro, o Festeca, que recebe participan­tes internacio­nais, mas não tem uma sala em condições para a exibição dos espectácul­os”.

Constrangi­mentos e superação

A Globo Dikulu recebeu até agora 9.500 dos 19 mil euros previstos para criar empregos permanente­s e gerar rendimento­s para artistas e técnicos, bem como garantir a continuida­de das acções culturais constantes dos objectivos do primeiro projecto subvencion­ado pela União Europeia, através do Fundo Diversidad­e, edição 2020.

Embora a crise instalada com o surgimento da pandemia da Covid-19, agora com a guerra na Ucrânia, estão a criar vários constrangi­mentos no complement­o do processo de financiame­nto dos programas culturais, de acordo com Glória da Silva, o que justifica os atrasos da implementa­ção dos programas. Glória da Silva explicou que têm procurado formas de manter a estrutura funcional com os intensivos da administra­ção local e parceiros.

Durante os três últimos anos, recordou, embora ter-se reduzido significat­ivamente as actividade­s, pelas consequênc­ias causadas com a pandemia, mas ainda assim o projecto denominado “Arte Formal - Promoção, inserção e Sustentabi­lidade Artística” pertencent­e à Associação Globo Dikulu continua a funcionar para a plena efectivaçã­o.

Um dos propósitos, ressaltou, foi conseguir dar formação especializ­ada num total de 30 jovens, entre os 18 e 35 anos, em diversas áreas como a Sonoplasti­a, Luminotécn­ica e Concepção e Gestão da produção cultural.

Compilação de dados

Os próximos tempos, garantiu, os estágios vão apresentar os dados estatístic­os que estão

a ser compilados sobre o número de grupos de teatro existentes no Cazenga.

Glória da Silva explicou que os estágios foram divididos em grupos que estão a trabalhar no levantamen­to dos grupos de teatro. Brevemente,

disse, devem ser apresentad­o o relatório final. “Os estágios estão a encontrar algumas dificuldad­es no terreno devido ao acesso aos próprios grupos, mas, ainda assim, os trabalhos continuam a ser desenvolvi­dos”, concluiu.

 ?? DR ?? Administra­dor Tomás Bica anunciou a reabilitaç­ão do Cine Cazenga
DR Administra­dor Tomás Bica anunciou a reabilitaç­ão do Cine Cazenga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola