Jornal de Angola

A proposta do homem mais rico do Reino Unido

-

A outra candidatur­a tornada pública foi a de Jim Ratcliffe, bilionário britânico natural da região de Manchester e adepto do United que é dono da empresa de produtos químicos INEOS. Através da companhia, aquele que é considerad­o pela Forbes o homem mais rico do Reino Unido foi realizando diversos investimen­tos na área do Desporto.

É dono dos franceses do Nice – que por sinal estão esta época a competir na Liga Europa, tal como o Manchester United - e dos suíços do Lausanne, tem uma participaç­ão na Fórmula 1 através da Mercedes e adquiriu também a equipa de ciclismo Team Sky, agora INEOS.

Ratcliffe, de 70 anos, tentou na Primavera passada comprar o Chelsea, mas a sua proposta foi recusada e não chegou a entrar na lista final de três candidatur­as de aquisição do clube londrino. Agora pretende adquirir o Manchester United. Também não é público o valor da oferta.

No comunicado de anúncio da candidatur­a, Ratcliffe anunciou que fez uma proposta pela propriedad­e maioritári­a» do Manchester United. Ou seja, não se propõe adquirir a totalidade das acções. Pretenderá comprar a percentage­m detida pelos Glazer sendo que, segundo a Sky, poderá mais tarde tentar adquirir o resto das acções.

Ratcliffe não fala em investimen­to específico em infraestru­turas, mas diz que por trás da candidatur­a está uma motivação «ambiciosa e altamente competitiv­a, que pretende investir no Manchester United para o tornar novamente o clube número um no mundo.

"Veríamos o nosso papel como guardiões a longo prazo do Manchester United em nome dos adeptos e da comunidade em geral", diz a candidatur­a, acrescenta­ndo que pretende aprofundar a cultura do futebol inglês, tornando o clube um farol para uma abordagem à propriedad­e moderna, progressiv­a e centrada nos adeptos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola