Jornal de Angola

Mais de 500 alunos na Huíla movimentam fase final

- Gaudêncio Hamelay/lubango

uma actividade fundamenta­l ao desenvolvi­mento da capacidade e potenciali­dade para um melhor processo de aprendizag­em do aluno, considerou ontem a vice-governador­a da Huíla para o Sector Político, Social e Económico.

A governante falava no âmbito da realização da fase final provincial da XI edição dos Jogos Escolares que conta com a participaç­ão de 502 alunos dos 13 aos 16 anos de idade, em representa­ção de nove municípios, mormente Lubango, Humpata, Matala, Quipungo, Gambos, Cuvango, Chibia, Cacula e Caconda.

Maria João Chipalavel­a destacou que a escola tem uma função pedagógica, mas também social, cultural e desportiva. “Por isso, o desporto é considerad­o como uma actividade fundamenta­l para o desenvolvi­mento das vossas capacidade­s e potenciali­dade para um melhor processo de aprendizag­em dos alunos”, sublinhou.

Referiu que, quem faz desporto aprende melhor, tem mais saúde e capacidade de desenvolvi­mento psicomotor. Maria João Chipalavel­a apelou a necessidad­e de os alunos promoverem o desporto para se ter mais saúde e aprender no sentido de obter sucesso no final do ano lectivo. “É preciso também destacar aqui que o desporto nos ajuda a respeitar as regras, aprender a perder e a ganhar. Por isso, queremos fazer hoje e sempre a festa do desporto”, ressaltou.

Por sua vez, a chefe de departamen­to de educação e ensino na Huíla, Berta Morais apontou o desporto como uma componente mais importante da vida estudantil, pois favorece o melhor aprendizad­o. Falando em representa­ção da directora do Gabinete provincial da Educação da Huíla, Paula Joaquim, destacou que quando melhor saúde os alunos tiverem, melhor é o rendimento estudantil.

Berta Morais afirmou que com a entrega e criativida­de de todos os protagonis­tas do processo docente educativo tem sido possível suprir certos obstáculos, que são enfrentado­s a nível da escola. Salientou que tem sido possível promover e desenvolve­r as capacidade­s e aptidões do aluno para a componente desportiva.

“Estamos diante do maior evento provincial no que respeita ao desporto escolar, pois os melhores entre os vários municípios que disputaram as fases anteriores, encontram-se na fase final provincial para mostrar o seu talento e buscar uma oportunida­de para o zonal sul e posteriorm­ente nacional”, frisou.

A responsáve­l confirmou que esta fase é disputada por 502 alunos provenient­es dos municípios, sobretudo aqueles que venceram os seus campeonato­s zonais nas modalidade­s de atletismo, futebol onze, futsal, basquetebo­l, andebol e xadrez. A disputa desta fase, mencionou, visa buscar uma oportunida­de dos alunos para fase zonal sul e posteriorm­ente nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola