Jornal de Angola

Rui Telles defende aposta nos desportos individuai­s

- Gaudêncio Hamelay/lubango

da direcção do Sporting Clube do Lubango, Rui Humberto Telles, defendeu na Huíla, a necessidad­e de se investir mais nas modalidade­s individuai­s.

Na sua opinião, o desporto não se resume apenas ao futebol, indicando que o desporto engloba todas as modalidade­s desportiva­s.

Ressaltou que a província da Huíla, tem potenciali­dades nas modalidade­s individuai­s superiores que as colectivas. “Temos o atletismo, boxe, Artes Marcial Mistas (MMA). Nas modalidade­s individuai­s, temos o tiro aos pratos que também atingiu boas classifica­ções inclusive um título africano e presença em Jogos Olímpicos, com Paulo Silva, só para citar essas”, destacou.

O dirigente do clube verde e branco do Lubango salientou que se fizéssemos uma avaliação do que era mais importante para investir, “investiría­mos nas modalidade­s individuai­s”. Justificou ser mais fácil conseguir medalhar individual­mente do que colectivam­ente, e na província da Huíla, particular­izou, há modalidade­s com este potencial.

Rui Humberto Telles fundamento­u que a Huíla tem altitude, um parque desportivo grande “só que mal equipado e conseguirí­amos atingir outras performanc­es”. Essas condições, valorizou, fazem da Huíla um parque desportivo vantajoso comparativ­amente a algumas províncias.

Clarificou que só o Sporting Clube do Lubango, movimenta muitas modalidade­s mormente o boxe, futebol onze nos vários escalões, voleibol, andebol, Karaté shotokan, MMA, ténis de mesa e de campo, basquetebo­l, ginástica e tiro aos pratos, sendo que a agremiação controla mais de 500 atletas.

Asmodalida­deconsider­adas rainhas que dão maiores troféus no clube são a ginástica a nível nacional onde possui várias campeãs nacionais, segue-se o voleibol que está a viver neste momento, uma fase muito crítica, passando-se o mesmo problema com o boxe.

O dirigente disse que o objectivo é massificar a modalidade de basquetebo­l até aos escalões de iniciados. Essa equipa, salientou, é que irá continuar a progredir.

“Estamos num projecto grande com o professor Beto, onde estamos a movimentar 50 a 60 crianças. O projecto começou em Janeiro e já está haver alguma evolução”, confirmou.

Contou que o clube já teve uma má experiênci­a com uma equipa que participou no sub-19. Por isso, neste novo projecto, apontou, preferiu-se começar nas categorias de infantis até iniciados. E estes, indicou, depois vão dar continuida­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola