Jornal de Angola

Palancas Negras voltam a trabalhar hoje em Argel

A Selecção Nacional deve deixar amanhã a Argélia rumo a Kumasi, palco do jogo de Quinta-feira, aguardado com enorme expectativ­a

- José de Mátis

Selecção Nacional de Honras trabalha hoje em Argel, provavelme­nte já com o grupo completo, visando o jogo da próxima Quinta-feira, dia 23, com o Ghana, em Kumasi, para a terceira jornada do torneio de qualificaç­ão para a fase final da Taça de África das Nações (CAN), a disputar-se no próximo ano, na Côte D'ivoire.

Já desde a semana passada na capital argelina, o reduzido grupo às ordens de Pedro Gonçalves , deu início dos trabalhos no Sábado à busca de apuro que permita encarar o jogo com confiança, dada a importânci­a de que o mesmo se reveste. Espera-se que na sessão de hoje haja já maior número de convocados para a dupla empreitada.

O jogo de Quinta-feira, exige da turma angolana maior preparo, olhando para aquilo que representa a expressão competitiv­a dos Black Stars, sem dúvida, uma das maiores selecções do continente africano, bastando olhar para o histórico. Como se não bastasse, joga na condição de anfitriã, outro elemento que joga a desfavor dos Palancas Negras.

Angola e Ghana entram para a terceira jornada do torneio em igualdade pontual, partilhamo­s a liderança do grupo com iguais quatro pontos, calculando-se a partir daqui o desejo que cada uma das equipas carrega em tomar à dianteira na classifica­ção geral e facilitar as contas que só são feitas perto do fim.

A empreitada não se afigura

fácil de modo algum. E o atraso que se verifica na junção do grupo pode jogar contra todas as ambições. Pois não tendo, os profission­ais feito parte da equipa que em Janeiro esteve no CHAN, é evidente que não haja contacto entre as unidades convocadas, perguntand­ose se a coesão que se pretende será possível em dois ou três treinos conjuntos.

No acto da divulgação da lista de convocados, Pedro Gonçalves reconheceu a qualidade do combinado ghanense , tendo se pronunciad­o nos seguintes termos: "Queremos nos propor a jogar com aqueles que são reconhecid­amente os melhores do panorama africano. Vamos enfrentar uma selecção forte, com muitos jogadores das vinte melhores Ligas do mundo. Sabemos do poderio

do adversário, evidenteme­nte estamos analisar".

I mporta l embrar que Angola venceu, pela primeira e única vez, no torneio de apuramento na prova de apuramento para a fase final do CAN'1998, no BurkinaFas­o, em jogo disputado a 27 de Junho de 1997, no Estádio Nacional da Cidadela, com golo de Akwá.

As duas selecções jogaram pela última ocasião na fase final do CAN'2010, a 24 de Janeiro, em Luanda, com o triunfo do Ghana, por 0-1, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para os quartos-de-final, tendo Angola sido eliminada em função deste resultado.

Aselecçãod­evedeixara­manhã a Argélia rumo a Kumasi (Ghana), palco do jogo da próxima Quinta-feira.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Palancas intesifica­m preparação para o jogo com o Ghana
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Palancas intesifica­m preparação para o jogo com o Ghana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola