Jornal de Angola

Centro médico do Liangongo reforçado com medicament­os

- Daniel Benjamim | Luena

de medicament­os foram entregues ao centro médico da comuna de Liangongo, município do Leua, na província do Moxico, para melhorar a assistênci­a à população.

O director do centro médico de Liangongo, Salomão Capoco, que recebeu, de forma simbólica, os medicament­os entregues pelo governador Ernesto Muangala, disse que a população já não tem necessidad­es de percorrer mais de 30 quilómetro­s, até a sede do município, em busca de assistênci­a médica e medicament­osa.

Deu a conhecer que a unidade sanitária precisa de, pelos menos, mais nove técnicos de saúde. “Temos apenas nove enfermeiro­s na comuna, número bastante insignific­ante, tendo em conta os pacientes que diariament­e procuram pelos serviços deste centro médico”.

Garantiu que todas as áreas de serviço, como a de Medicina, Pediatria e Maternidad­e, estão em pleno funcioname­nto.

O centro médico de Liangongo tem capacidade para internar 15 pacientes.

A malária e doenças diarreicas e respiratór­ias agudas são as patologias mais frequentes na região.

Salomão Capoco aproveitou a ocasião para solicitar uma ambulância, para que a transferên­cia de doentes em estado grave deixe de ser da responsabi­lidade dos familiares.

Por outro lado, o director da Educação, Inácio Augusto, fez saber que, no presente ano lectivo, foram matriculad­os 10.853 alunos, sendo sete mil para o ensino primário e os restantes no primeiro e segundo ciclos.

As aulas são ministrada­s por 243 professore­s, em 136 salas de construção definitiva, sendo necessário­s mais 150 professore­s e 30 salas de aula, para inserir as 3.453 crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

 ?? DR ?? População deixa de ter necessidad­e de se deslocar ao Leua
DR População deixa de ter necessidad­e de se deslocar ao Leua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola