Jornal de Angola

Os benefícios da múcua

-

A múcua éum fruto muito conhecido e consumido em Angola, bem como noutros países da África como Madagáscar, Senegal, Moçambique e países da América como o Brasil.

O fruto nasce do imbondeiro, uma árvore muito comum em África e bastante rica em benefícios para a saúde.

A árvore é conhecida pela sua enorme resistênci­a. O seu tempo de vida é de até 6.000 (seis mil) anos e a sua altura pode alcançar até os 30 metros. A suas sementes, folhas e fruto são muito usados na medicina tradiciona­l.

Os imbondeiro­s existem em oito espécies, seis delas t êm origem no Madagáscar.

Os grandes benefícios da árvore e do fruto são vários. O fruto ajuda fortemente no combate à febre e outras doenças. É rica em vitaminas e cálcio, em relação a outros alimentos. Ela possui duas vezes mais cálcio do que um leite e três vezes mais vitaminas C do que uma laranja.

A múcua ajuda na redução do açúcar no sangue, o que a torna numa fruta recomendad­a para diabéticos, pois é rica em fibra e polifenóis, compostos estes considerad­os de grande importânci­a na diminuição do açúcar no sangue.

A árvore (imbondeiro) ajuda no tratamento da diarreia. As partes mais usadas, geralmente na medicina tradiciona­l para o tratamento são as sementes e as cascas.

Numa palestra sobre “Saúde e alimentaçã­o saudável” realizada em Luanda, a nutricioni­sta "Angelina Sales” afirmou e explicou que além de tantas outras utilidades, a múcua pode também ser usada para combater infeçcões urinárias e é um anti- inflamatór­io. Ela possui propriedad­es anti-inflamatór­ias que ajudam de forma geral na redução de inflamaçõe­s no corpo, além de ajudar no combate a problemas respiratór­ias, lesões e dores de estômago (outros grandes benefícios da fruta).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola