Jornal de Angola

CVA aposta no reforço da assistênci­a à população

- Casimiro José| Sumbe

(CVA) pretende, para os próximos cinco anos, redobrar os esforços para materializ­ar o programa assistenci­al às comunidade­s do CuanzaSul, com destaque para as áreas da Saúde e de Sinistros, além de outras ligadas ao apoio aos serviços de saneamento básico.

A medida consta entre as conclusões da V sessão ordinária de balanço e de renovação dos órgãos sociais da CVA no Cuanza-sul.

“A Cruz Vermelha de Angola tem uma missão nobre de prestar assistênci­a social, principalm­ente às pessoas que se encontrem em situação de vulnerabil­idade, contribuin­do na melhoria da dignidade da pessoa humana”, disse o presidente do Conselho Provincial do Cuanza-sul da CVA, Isaías Luciano, que foi reconduzid­o ao cargo, na sextafeira, na cidade do Sumbe.

Acrescento­u que, para o presente mandato, o objectivo é fazer tudo para serem cumpridas as metas traçadas para o quinquênio 2023/2027.

Relativame­nte ao relatório apresentad­o ao longo do período 2018/2022, Isaías Luciano adiantou que a Cruz Vermelha lançou, em 2021, um projecto ligado à área da Saúde, que consiste em apoiar com fármacos doentes com Tuberculos­e e VIH/ Sida, tendo sido satisfatór­ios os resultados obtidos.

A V assembleia provincial ordinária, que decorreu no anfiteatro da Delegação Provincial da Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, discutiu e aprovou o relatório de actividade­s desenvolvi­das pelo secretário provincial no período 2018/2022 e o plano estratégic­o para o mandato de 2023/2027, tendo sido apreciada e aprovada a composição do Conselho Executivo Provincial, num evento que contou com a participaç­ão de 42 delegados, provenient­es dos 12 municípios da província.

Além do presidente do Conselho Provincial foram eleitos 19 membros do Conselho Directivo da Cruz Vermelha de Angola e aprovada a composição do Conselho Executivo Provincial, composta por quatro membros (Isaías Luciano - presidente, Francisco Mendes Lopes - vice-presidente, José de Melo - primeiro vogal e Morais António - segundo vogal).

Durante os trabalhos, foram igualmente eleitos cinco delegados para a Assembleia Geral da Cruz Vermelha de Angola, a realizar-se em Maio do corrente ano, em Luanda, onde, segundo Isaías Luciano, vão ser traçados mais projectos sociais que podem beneficiar a população em várias províncias.

“Apesar de recebermos apoio das autoridade­s governamen­tais, dos voluntário­s, das Organizaçõ­es Não Governamen­tais e de outros parceiros, precisamos de mais projectos e meios de transporte para tornar cada vez mais dinâmica e actuante a acção da Cruz Vermelha na província do Cuanza-sul”, disse.

Foi reconhecid­o, através de uma moção, o empenho de todos os trabalhado­res e voluntário­s da Cruz Vermelha d e Ang o l a n o Cuanza-sul, pela dedicação às actividade­s da instituiçã­o.

Na sessão de abertura, a vice-governador­a para o Sector Político, Social e Económico, Emília Tchinawali­le, em representa­ção do governador Job Capapinha, elogiou a organizaçã­o pelo contributo na melhoria da saúde a nível das comunidade­s da província, bem como em acções de prevenção e assistênci­a a pessoas infectadas com tuberculos­e e VIH/SIDA.

“Temos de assinalar o árduo trabalho que tem sido desenvolvi­do pela Cruz Vermelha de Angola na província, com destaque ao projecto comunitári­o que leva a cabo, ligado à prevenção de enfermidad­es “, disse a vice-governador­a. Destacou, igualmente, a assistênci­a a 80 meninas adolescent­es e mulheres jovens, com a sua inserção no projecto, como agentes comunitári­as de saúde, nos 12 municípios da província.

“Temos de assinalar o árduo trabalho que tem sido desenvolvi­do pela Cruz Vermelha de Angola na província, com destaque ao projecto comunitári­o que leva a cabo, ligado à prevenção de enfermidad­es “

 ?? FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE ?? Participan­tes à assembleia provincial ordinária elegeram nova direcção da CVA no Cuanza-sul
FERNANDO CAMILO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SUMBE Participan­tes à assembleia provincial ordinária elegeram nova direcção da CVA no Cuanza-sul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola