Jornal de Angola

Porto do Lobito focado na transição de paradigmas

-

A peça teatral exibida no salão Nobre da Administra­ção do Porto do Lobito e que mereceu abordagem no discurso do PCA foi um momento para se reconhecer, ainda por via de encenação, o actual foco direcciona­do na transição vivida pelo Porto do Lobito, que deve passar de um Porto Operador para Porto Senhorio.

“Foi muito bom ter sido exibida a peça teatral, que retrata o momento de transição que a instituiçã­o vive. É neste sentido que caminhamos para a concessão dos terminais, uma forte aposta do Executivo”, disse. O gestor explicou que o Porto-senhorio se dedica à regulament­ação, à fiscalizaç­ão da actividade desenvolvi­da por distintos operadores, que têm as concessões dos terminais. Acrescento­u, que haverá um período em que a administra­ção da empresa portuária do Lobito deixará de operar e daí passará a responsabi­lidade do consórcio toda a gestão.

“Nesta altura, ainda somos um Porto Operador, por estarmos a fazer a gestão dos distintos terminais. Haverá sim a transição para o concession­ário. É uma realidade. Trata- se de uma medida acertada do Executivo”, afirmou. Segundo o PCA do Porto do Lobito, está-se a trabalhar em conjunto para que a entrega seja feita a curto prazo, um trabalho que implica a participaç­ão do Porto, do Caminho-de-ferro de Benguela (CFB) e do próprio consórcio. De 2008 a 2012, beneficiou do projecto de reabilitaç­ão, ampliação e modernizaç­ão, empreendid­a pelo Estado angolano. Actualment­e, está-se a espera de tornar a infra-estrutura em “Porto-senhorio”, com a entrega dos terminais polivalent­es e mineraleir­o ao consórcio constituíd­o pelas empresas Trafigura, Vecturis e Mota Engil.

O conceito de “Porto Senhorio” (do inglês Landlord Port) refere-se à ocasião em que apenas as infra-estruturas portuárias são de posse e controlo do agente público (Empresa pública ou Governo) e as supra-estruturas, incluindo os equipament­os, e o trabalho portuário são do controlo e gestão do sector privado.

“Nesta altura, ainda somos um Porto operador, por estarmos a fazer a gestão dos distintos terminais”

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Presidente do Conselho de Administra­ção, Celso Rosas
EDIÇÕES NOVEMBRO Presidente do Conselho de Administra­ção, Celso Rosas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola