Jornal de Angola

76 migrantes da Tunísia e da Líbia foram repatriado­s

-

O Senegal repatriou, ontem, 76 compatriot­as da Tunísia e da vizinha Líbia, anunciou o Governo numa nota enviada à AFP. O Governo senegalês abriu uma unidade de crise e um registo para identifica­r os repatriado­s.

Das 172 pessoas registadas e estabeleci­das na Tunísia e na Líbia, 76 foram repatriada­s num voo da companhia aérea nacional Air Senegal, informou o Ministério dos Negócios Estrangeir­os em comunicado divulgado nas redes sociais.

O ministério não especifico­u o número de pessoas repatriada­s de cada um dos dois países. Também não explicou a razão pela qual foram trazidos de volta da Líbia.

A Líbia está mergulhada em uma grave crise política desde a queda de Muammar Khadafi, em 2011. Ao contrário dos vizinhos como República da Guiné e Mali, o Senegal tem sido discreto sobre a repatriaçã­o. As autoridade­s senegalesa­s proibiram uma manifestaç­ão de protesto em frente à Embaixada da Tunísia em Dakar a 4 de Março contra as declaraçõe­s do Presidente tunisiano.

O Presidente do Senegal, Macky Sall, informou a 10 de Março, no Twitter, que se encontrou com o Presidente da Tunísia no mesmo dia. “Discutimos questões de interesse comum. Apreciei as medidas de apaziguame­nto que ele tomou no contexto da situação actual”, disse.

Recentemen­te, Kais Saied proferiu um discurso onde acusava os imigrantes subsaarian­os de estarem a transforma­r a demografia tunisina, dando o pontapé de saída para uma série de acções de violência e discrimina­ção contra a comunidade africana radicada no país do Norte de África.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola