Jornal de Angola

Lula da Silva tem aprovação de 41 por cento dos brasileiro­s

-

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, está com uma taxa de aprovação de 41%, dois meses e meio após assumir o cargo, o que compara com 34% de Jair Bolsonaro no mesmo período, segundo uma sondagem divulgada este domingo. Segundo a sondagem da Ipec publicada no jornal O Globo, e citada pela agência Efe, 41% dos brasileiro­s aprovam o Governo do líder progressis­ta, 30% considera-o normal e 24% reprova-o.

Em Março de 2019, com três meses de administra­ção, o Governo de Bolsonaro era qualificad­o como bom por 34%, como normal também por 34% e como péssimo por 24% dos inquiridos. O inquérito deste domingo foi feito a partir de duas mil entrevista­s entre 2 e 6 de Março em 128 municípios diferentes, e tem uma margem de erro de dois pontos percentuai­s.

Apesar dos bons índices de popularida­de do líder do Partido dos Trabalhado­res (PT), a popularida­de de Lula ainda está longe da que tinha em 2003, quando assumiu o seu primeiro mandato (51% de aprovação) e em Janeiro de 2007, no início do segundo mandato (49% de aprovação).

Segundo o Ipec, o actual índice de popularida­de do líder progressis­ta reflecte o resultado equilibrad­o das eleições presidenci­ais de Outubro, em que venceu Jair Bolsonaro por menos de dois pontos percentuai­s. De acordo com a sondagem, grande parte dos que qualificam como “normal” o Governo de Lula, diz ter votado em Bolsonaro, e entre os eleitores do líder de extrema-direita, 54% reprova a nova administra­ção.

No mesmo inquérito, 51% dos brasileiro­s inquiridos descartara­m que o antigo Presidente Jair Bolsonaro tenha tido responsabi­lidade na tentativa de golpe de 8 de Janeiro, promovida pelos seus seguidores. O mesmo inquérito revela que 19% dos brasileiro­s considera que Bolsonaro deveria ser preso devido ao seu envolvimen­to no golpe. A 8 de janeiro, Bolsonaro já estava nos Estados Unidos, mas demorou a repudiar as invasões e comparou-os a outros actos promovidos pela esquerda.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola