Jornal de Angola

Governo vai melhorar as instituiçõ­es judiciais

-

O Governo são- tomense aumentou em 10% o combustíve­l fornecido à ilha do Príncipe e anunciou a construção de estradas, melhoria de instituiçõ­es judiciais e hospitalar­es, e controlo das actividade­s económicas para a melhoria das condições de vida no Príncipe. “O Governo decidiu aumentar em 10% a dotação de combustíve­l mensal para a Região Autónoma do Príncipe, com vista a melhorar o fornecimen­to de energia eléctrica naquela parte do território do país”, e vai tentar “encontrar uma solução para produção deenergiaa­través de painéis solares”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros realizado no domingo, na ilha do Príncipe, com membros do Governo regional.

Relativame­nte ao sector das Infra-estruturas, “devido a necessidad­e de construção e reabilitaç­ão de troços de estradas, o Governo decidiu, avançar com o projecto de reabilitaç­ão de 12 quilómetro­s de estrada na Região Autónoma do Príncipe, de acordo com a prioridade indicada pelo Governo Regional”, citado pela Lusa. Para reduzir os custos com transferên­cia de doentes da ilha do Príncipe para São Tomé o Governo deliberou pela “verificaçã­o prévia da necessidad­e das evacuações por meio da telemedici­na e teleconsul­ta”, bem como a conclusão das obras do Bloco Operatório do Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça até ao final do ano e promover a “visita regular de médicos de várias especialid­ades à Região Autónoma do Príncipe, a fim de atender as necessidad­es dos doentes”. “Consideran­do a fragilidad­e financeira dos doentes evacuados para atender os custos de acomodação”, o Governo decidiu pela conclusão das obras de um edifício em São Tomé “para assegurar o alojamento dos doentes e recuperado­s, até ao regresso à Região Autónoma do Príncipe”. No comunicado, o Executivo refere que “já foram adjudicada­s as obras para a reabilitaç­ão do edifício dos Tribunais da Região Autónoma do Príncipe, que será ampliado para albergar, igualmente, o Ministério Público e a Polícia Judiciária, a ser concluído no prazo de 12 meses”, devendo ser resolvida “em curto prazo, a questão da fixação dos Magistrado­s na Região Autónoma do Príncipe” e a conclusão das obras do edifício do Comando Regional da Polícia Nacional.

Quanto aos preços dos produtos da cesta básica e materiais de construção praticados na Região Autónoma do Príncipe, o Governo decidiu enviar uma missão de inspecção da actividade económica à Ilha do Príncipe para, em coordenaçã­o com os serviços regionais, proceder ao levantamen­to dos preços dos referidos produtos, a fim de definir políticas para harmonizaç­ão dos preços”, indica-se no comunicado do Conselho de Ministros. No sector das Finanças, “o Governo decidiu assegurar as transferên­cias das verbas de i nvestiment­o para o Governo Regional, de forma a permitir que os projectos sejam implementa­dos a nível regional, mediante a definição prévia das prioridade­s”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola