Jornal de Angola

EUA rejeitam apoio ao plano de cessar-fogo na Ucrânia

-

Washington se opõe a um cessar-fogo imediato na Ucrânia e não apoia o plano da China para uma solução política do conflito, disse John Kirby, сoordenado­r de Comunicaçõ­es Estratégic­as do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, segundo informaçõe­s publicadas pelo jornal The Wall Street Journal (WSJ).

No final de Fevereiro, a China apresentou um plano para resolver o conflito na Ucrânia. O documento contém 12 pontos, incluindo o regresso as negociaçõe­s entre russos e ucranianos, assim como um cessar-fogo e o levantamen­to das sanções contra a Rússia.

Moscovo saudou a proposta e a vontade de Pequim de resolver o conflito pacificame­nte, mas o plano foi recebido com cepticismo pelo Ocidente.

Kirby argumentou, na sextafeira (17) que tal passo significar­ia reconhecer a adesão de novos território­s que se tornaram parte da Rússia, ao mesmo tempo que daria a Rússia a oportunida­de de fortalecer as posições e renovar as suas forças.

Kirby declarou, citado pelo WSJ, que os EUA também esperam que o líder chinês faça contacto directo com o Presidente ucraniano. Vladimir Zelensky, para que Washington continue a acreditar que é muito importante que o primeiro ouça também o lado ucraniano.

Kirby avisou o Presidente russo Vladimir Putin e Xi Jinping para que, quando planeiam a agenda, que uma proposta chinesa não seja unilateral e reflita a perspectiv­a russa.

“Certamente que não apoiamos apelos para um cessarfogo que seria promovido pelo Presidente da República Popular da China na reunião em Moscovo”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola