Jornal de Angola

Moçamedes acolhe disputa do nacional sénior feminino

Competição vai decorrer de 2 a 16 de Julho, no Pavilhão Welwitschi­a Mirabili

- Teresa Luís

A 44ª edição do Campeonato Nacional sénior feminino de andebol disputa-se de 2 a 16 de Julho, no Pavilhão Welwitschi­a Mirabilis, na cidade de Moçâmedes, província do Namibe, anuncia, em comunicado, a Federação Angolana da modalidade (FAAND).

No comunicado, a FAAND remete à organizaçã­o do nacional sénior masculino a província do Huambo, de 15 a 29 do mesmo mês. Luanda acolhe a 43ª edição do Campeonato Nacional júnior masculino, de 1 a 13 de Agosto. No mesmo período, as juniores jogam o nacional na província do Bié.

Ainda em Agosto, de 15 a 26, as cidades de Benguela e do Uíge albergam os nacionais de juvenis feminino e masculino. Em declaraçõe­s ao Jornaldean­gola, o presidente da Associação Provincial do Namibe, Tchiata Alberto "Juju"mostrou-se satisfeito, por organizar a prova e assegurou que aguardavam expectante­s a resposta do órgão reitor da modalidade.

“Recebemos a comunicaçã­o oficial e vamos organizar o campeonato em parceria com a Federação. Já esperávamo­s. Felizmente temos condições para o efeito e experiênci­a na realização de outras competiçõe­s. Era nossa aposta fazer um campeonato sénior, antes de terminar o mandato. A indicação do Namibe é resultado do trabalho de todos, com destaque para o Governo da Província”, sublinhou.

Em Dezembro, acrescento­u Tchiata Alberto, tiveram a visita da Selecção Nacional, após a conquista do título africano no Senegal, e o governador Archer Mangueira deu abertura para a realização de eventos como o nacional.

“Por essa razão, vamos começar a trabalhar a partir de hoje. A meta é fazer uma prova melhor que a do ano passado disputada na Huíla”, disse.

O Pavilhão Welwitschi­a Mirabilis, construído em 2013, por ocasião do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, é o palco oficial do nacional feminino.

Solicitado a explicar as condições actuais do recinto desportivo, o presidente da Associação esclareceu:

“Está bem cuidado. As Pérolas também estiveram lá. Apesar de existirem outros recintos, o Welwitschi­a Mirabilis apresenta melhores condições. Pretendemo­s fazer algumas melhorias, pois estamos a falar de um campeonato onde vão evoluir as duas melhores equipas de África, Petro de Luanda e o 1ºde Agosto. Portanto, o nível de exigência é grande. Contamos com a inclusão dos nossos parceiros”.

Quanto às infra-estruturas hoteleiras, o número um da Associação do Namibe garantiu a existência de condições. Depois do Mundial de hóquei, a cidade de Moçâmedes passou a estar melhor servida.

“É nosso objectivo chamar as direcções das referidas unidades e em conjunto com os gabinetes provinciai­s da educação e da juventude e desportos traçar os próximos passos. Um dos pontos do caderno de encargos é negociar os preços junto dos hoteleiros. As equipas não vivem boa saúde financeira, então o plano é tentar reduzir os preços e chegar a acordo, de modo que ninguém saia prejudicad­o”, concluiu.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Prova renhida esperada para a satisfação dos adeptos namibenses
EDIÇÕES NOVEMBRO Prova renhida esperada para a satisfação dos adeptos namibenses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola