Jornal de Angola

Vida de ex-militares em Benguela melhora com inserção em programas sociais

- Maximiano Filipe | Benguela

dos ex-militares, veteranos da pátria e suas famílias nos diversos programas de geração de renda está a contribuir na melhoria da qualidade de vida desta camada da sociedade, na província de Benguela.

Segundo o director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria em Benguela, Jorge Damião Sapesse, que avançou a informação no município da Ganda (210 quilómetro­s a Sul da cidade de Benguela), por ocasião do 23 de Março, em homenagem aos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale e da Libertação da África Austral, os ex-militares, antigos combatente­s e veteranos da pátria e suas famílias têm merecido apoio total do Governo.

O Executivo local garante continuar a criar mais oportunida­des diversific­adas, para os ex-militares, de modo que consigam desenvolve­r as actividade­s de geração de renda

Disse que a entrega de kits técnico-profission­ais, bem como a facilitaçã­o na obtenção do crédito para a criação de pequenos negócios tem sido tarefa constante, mecanismo que, também, contribui para mudar o quadro de vida dos ex-militares, face à carência social de antes.

Em representa­ção do governador provincial Luís Nunes, referiu que, para colmatar as diversas dificuldad­es sociais desta franja da sociedade, o Executivo tem gizado vários mecanismos para reforçar e acelerar o cresciment­o económico e

social, permitindo o aumento da capacidade de sustentabi­lidade das famílias e combater a pobreza nas comunidade­s.

Para o r e s p o nsável , mesmo com alguns constrangi­mentos de âmbito natural e não só, estes programas têm vindo a mudar a imagem das famílias dos ex-militares nos 10 municípios da província de Benguela.

Lembrou que há menos de dois anos mais de 900 kits foram distribuíd­os aos

ex- militares e veteranos da pátria, com destaque para os de Agricultur­a, Comércio, Serralhari­a, Empreended­orismo, Corte Costura, Carpintari­a, Mototáxi, Alvenaria, Pecuária, Electricid­ade, Informátic­a, entre outros.

Jorge Sapesse explicou que, actualment­e, a província já tem condições para o processo de recadastra­mento do pessoal que, na fase anterior, não havia sido abrangido, por razões diversas,

designadam­ente, a falta de documento comprovati­vo sobre o tempo de actividade.

A situação social dos antigos combatente­s e veteranos da pátria continua a merecer maior atenção a nível do Governo de Benguela, “que tudo tem feito para aumentar ao mais alto nível a qualidade de vida dos mesmos”.

Sobre a Batalha do Cuito Cuanavale, Jorge Damião Sapesse reconheceu que, constitui um pilar importante para todos os ango

lanos e serve de reflexão para juntos se preservar as conquistas alcançadas no plano social, económico, político e militar.

“O Executivo local garante continuar a criar mais oportunida­des diversific­adas, para os ex- militares, de modo que consigam desenvolve­r as actividade­s de geração de renda, como é o caso da agricultur­a, o comércio, empreended­orismo, que já estão a dar bons f rutos, sobretudo, nos bairros das periferias das cidades”, disse.

A data foi marcada com a romagem ao Cemitério Municipal da Ganda e contou com a deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconheci­do, evento que juntou membros do Governo de Benguela, ex-combatente­s da Batalha do Cuito Cuanavale, representa­ntes dos partidos políticos, membros do Conselho de Auscultaçã­o Social da Ganda, autoridade­s tradiciona­is e entidades religiosas.

 ?? MAXIMIANO FILIPE | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGUELA ?? Director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria em Benguela, Jorge Damião Sapesse
MAXIMIANO FILIPE | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGUELA Director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria em Benguela, Jorge Damião Sapesse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola