Jornal de Angola

Trabalho dos lotadores de táxis

- EDIÇÕES NOVEMBRO

É comum nas ruas de Luanda, nos pontos de paragens de táxis, ver um grupo de jovens, conhecidos como “lotadores”, a convencere­m os passageiro­s em quais carros subir, ou qual deve ser o primeiro a sair. Algumas vezes, situações adversas surgem nestes pontos, devido a má organizaçã­o do trabalho destes. Porém, o número de jovens a fazerem o serviço tende a crescer, desde a periferia até à cidade. Hoje, convidamos o leitor do Jornal de Angola a falar sobre o trabalho dos lotadores.

ANDRÉ CALUNGA Ocupação: Moto-taxista Morada: Cazenga

Penso que os lotadores de táxis ajudam muito os taxistas. Antes tinha muito vandalismo nas paragens. Todo mundo queria colocar passageiro­s primeiro. Agora ficou melhor. Hoje, os lotadores já se encontram inscritos em associaçõe­s e estão mais organizado­s. Claro que também existem os falsos lotadores, que vão até esses pontos para roubar as pessoas, sobretudo quando há muito fluxo de passageiro­s.

ANTÓNIO GRAÇA Ocupação: Morada:

Moto-taxista Viana

De uma certa forma, os jovens que lotam as viaturas têm sido uma mais-valia na organizaçã­o dos pontos usados como paragensde­táxi.reprovooco­mport amento de uns, que s e aproveitam­dacondição­delotador para roubar os passageiro­s. Nasemanapa­ssada,porexemplo, presenciei um comportame­nto negativode­umlotador,queroubouo­spertences­deumasenho­ra na paragem da Cuca.

ANA PEDRO Ocupação: Morada:

Vendedora Sambizanga

Sinto que os lotadores vieram para dar suporte aos cobradores. Chega uma altura em que o cobrador se mostra cansado de tanto chamar o destino e o lotador o ajuda, inclusive organizand­o as paragens de táxis. Também sei que alguns apresentam comportame­ntos negativos e causam confusão quando não recebem o devido pagamento.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola