Jornal de Angola

Desmentida doença do novo Presidente da Nigéria

-

de Campanha Presidenci­al do Congresso de Todos os Progressis­tas desmentiu, ontem, as especulaçõ­es de que o Presidente eleito, Asiwaju Bola Tinubu, foi transferid­o de urgência para o exterior onde estaria a receber tratamento médico. As redes sociais nigerianas foram inundadas com notícias da suposta doença do ex-governador de Lagos e como ele foi “transferid­o” para Londres na noite de terça-feira.

Segundo a Reuters, estas notícias surgiram horas depois que o candidato do Partido Trabalhist­a, Peter Obi, apresentou uma petição no tribunal eleitoral para contestar o resultado da votação presidenci­al. Tunde Rahman, porta-voz de Tinubu, em comunicado, disse que o presidente eleito havia deixado o país na terça- feira. De acordo com Rahman, o Presidente eleito observará mais tarde o Hajj (fase do Ramadão) na Arábia Saudita.

“O Presidente eleito decidiu fazer uma pausa após a campanha agitada e a temporada eleitoral para descansar em Paris e Londres, preparando-se para ir à Arábia Saudita para a Umrah (Lesser Hajj) e o jejum do Ramadão que começou na quinta-feira”, disse Rahman. Este, avançou também que Tinubu é esperado de volta ao país "em breve". As frequentes viagens do Presidente eleito ao exterior continuam a alimentar especulaçõ­es sobre sua saúde.

A saída do Presidente surge numa altura em que um político nigeriano foi acusado de tráfico de órgãos pelas autoridade­s do Reino Unido, crime que terá cometido com a ajuda da mulher e do seu médico. Segundo um comunicado da Procurador­ia-geral, citado pela CNN, o senador Ike Ekweremadu, a mulher, Beatrice, e o médico Obinna Obeta terão traficado um homem de 21 anos da Nigéria para Londres para que fosse dado um rim à filha do senador.

Tudo terá acontecido quando a filha do senador, Sonia Ekweremadu, s e encontrava a tirar um mestrado em cinema na Universida­de de Newcastle e uma doença renal a obrigou a interrompe­r os estudos. O homem de 21 anos, segundo a acusação, foi então seduzido, através de um prémio monetário e de uma promessa de trabalho no Reino Unido, a viajar para Londres e doar um rim. Em Fevereiro de 2022, o jovem terá sido levado para um hospital em Londres onde foi apresentad­o como sendo primo de Sonia – a mentira teria como objectivo levar os médicos a realizarem a operação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola