Jornal de Angola

China expulsa navio militar dos EUA

-

O Exército chinês comunicou, esta semana, ter expulsado um navio de guerra norte- a mericano q u e “entrou ilegalment­e” nas águas de um arquipélag­o, controlado por Pequim, no mar do Sul da China.

O contratorp­edeiro USS Mi l i us “e ntrou i l egalmente” na quinta- f eira “sem autorizaçã­o das autor i dades c hi nesas” nas águas das Paracels, indicou o porta- voz do teatro da operação Sul do exército chinês Tian Junli, num breve comunicado.

“As forças navais e aéreas foram mobilizada­s para seguir e vigiar este navio, bem como para lançar uma advertênci­a e obrigar a sair da zona”, sublinhou.

O porta-voz denunciou uma manobra norte-americana que “compromete a paz e a estabilida­de no mar do Sul da China” e garantiu que o exército “mantém- s e a t e nt o e tomará todas as medidas necessária­s para salvaguard­ar com firmeza a soberania nacional” chinesa.

Este incidente ocorre num contexto de luta de influência entre Pequim e Washington nesta zona marítima e de forte rivalidade em várias outras questões: Taiwan, [rede social] Tiktok, direitos da minoria uigur ou ainda comércio.

Contactada­s pela agência de notícias France-presse, as Forças Armadas norteameri­canas para a zona Ásia-pacífico não reagiram de imediato.

As Paracels, um arquipélag­o situado à igual distância das costas chinesas e vietnamita­s, são disputadas por Pequim e Hanói. A marinha chinesa retomou o controlo do conjunto das ilhas em 1974, na sequência de um conflito naval.

A China afirma ter sido a primeira nação a descobrir e nomear as ilhas do mar do Sul da China, pelo qual transita actualment­e grande parte do comércio entre a Ásia e o resto do mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola