Jornal de Angola

Medvedev denuncia envolvimen­to da OTAN

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia disse que, com as sanções, o Ocidente está a lutar contra o povo russo

-

A Rússia está em guerra não com o regime ucraniano, mas com um Exército de 3,6 milhões da OTAN, a Aliança Atlântica está directamen­te envolvida no conflito na Ucrânia, segundo afirmam os seus próprios analistas ocidentais, disse Dmitry Medvedev, ex-presidente russo.

“Vou dizer uma coisa que é óbvia: a Federação da Rússia está em guerra não com a Ucrânia, ou com o regime semi-nazista ou nazista ucraniano, o nosso país está em guerra com um Exército de 3,6 milhões da OTAN. Esta organizaçã­o, é claro, está envolvida num conflito híbrido e, de facto, já não escondem isso”, disse Medvedev numa entrevista concedida aos principais meios de comunicaçã­o russos.

O ex-presidente russo observou que “a OTAN está envolvida em treinament­os, estão prestes a chegar e a começar a implantar algo”. “É absolutame­nte óbvio o envolvimen­to directo no

conflito, os seus analistas o reconhecem”, declarou o ex-presidente.

De acordo com Medvedev, as armas fornecidas a Kiev e os especialis­tas estrangeir­os que vêm com elas são um alvo legítimo para os militares russos.

“Se junto com essas armas chegam especialis­tas militares, isso é uma evidência directa de que o país está envolvido no conflito. Portanto, se os Patriot ou alguns outros meios de ataque são enviados ao território da Ucrânia junto com especialis­tas estrangeir­os, eles são naturalmen­te um alvo legítimo e estão sujeitos à eliminação”, advertiu.

O vice- presidente do Conselho de Segurança da Rússia disse também que o Ocidente com as sanções está a lutar não com a liderança da Rússia, mas com cidadãos comuns do país. Medvedev explicou que as acções do Ocidente forçam os russos a comprar tudo mais caro, bloqueiam os car

tões bancários e restringem a circulação de cidadãos russos em todo o mundo.

Medvedev também ressaltou que o mundo mudou, e isso implica mudanças na estrutura das instituiçõ­es de segurança globais.

“O mundo mudou . Mudou tão radicalmen­te como eu não imaginaria há alguns anos. Não há caminho para trás, já não será da mesma forma que era. Não sei se isso é bom ou mau – mas provavelme­nte é bom. Chegou o fim da ditadura dos países anglo-saxónicos, mesmo em virtude dos eventos que estão a ocorrer “, disse.

“Não sei o que vem a seguir, mas é claro que está a chegar a era de acordos regionais como o BRICS e a OCX, as relações bilaterais” concluiu.

Recentemen­te, Medvedev disse que o Ocidente não precisa de uma parceria igualitári­a com a Rússia ou a China, precisa sim de manter a hegemonia.

 ?? DR ?? Dmitri Medvedev afirmou à imprensa que o mundo nunca mais voltará a ser o mesmo
DR Dmitri Medvedev afirmou à imprensa que o mundo nunca mais voltará a ser o mesmo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola