Jornal de Angola

Norte-americanos executam ataque aéreo na Síria com drones

- O Departamen­to de Defesa

dos EUA anunciou que ordenou ataques aéreos contra alvos no Leste da Síria, depois de um suposto drone iraniano atingir uma base da coligação que abriga forças norte-americanas.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, observou em um comunicado emitido pelo Pentágono, na quinta-feira (23) que os ataques foram realizados contra as “instalaçõe­s usadas por grupos afiliados ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irão (IRGC)”.

“Como o Presidente Joe Biden deixou claro, vamos tomar todas as medidas necessária­s para defendermo­s os nossos homens e s e mpre r e s p o n d e r n o momento e local de nossa escolha”, disse Austin numa citação que acompanhou o comunicado.

“Nenhum grupo vai atacar asnossas tropas impunement­e”.

A declaração do Pentágono i nformou que um norte-americano contratado foi morto e que cinco soldados dos EUA e um outro contratado sofreram ferimentos após um “veículo aéreo não tripulado unidirecio­nal atingir uma instalação de manutenção numa base da coligação perto de Hasakah, no Nordeste da Síria”.

Os oficiais de inteligênc­ia dos EUA disseram que o

drone era de “origem iraniana”. Não foram disponibil­izados detalhes adicionais de como os funcionári­os chegaram a essa conclusão.

O comunicado informa que “dois dos soldados feridos foram tratados no local”, enquanto outros quatro foram “evacuados para instalaçõe­s médicas da coligação no Iraque”.

Os EUA têm mantido um contingent­e de cerca de 900 militares na Síria, com tropas implantada­s nas províncias do Norte do país árabe devastado pela guerra, ricas em petróleo. As forças norteameri­canas permanecem na Síria sem a permissão do Governo de Damasco nem com o mandato do Conselho de Segurança da ONU.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola