Jornal de Angola

Grupo Henriques Artes inaugura sala de espectácul­o “Chá de Caxinde - Espaço Cultural”

- Mário Cohen

A companhia de teatro Henriques Artes inaugura, hoje, às 19h00, em Luanda, a sala de espectácul­o teatral denominada “Chá de Caxinde - Espaço Cultural”, na Avenida do 1º Congresso do MPLA, na associação, com a obra “Passageiro 640”.

A iniciativa é da Chá de Caxinde (restaurant­e, bar e espaço cultural) e da Fabiwil Eventos, que criaram o projecto “Há Teatro no Caxinde”, informou ao Jornaldean­gola, a mentora do programa e directora da Fabiwil, Madalena Guedes.

A pré-estreia, explica, aconteceu no passado dia 4 do mês em curso, com Henrique Artes. Disse ainda que o projecto está aberto a todos os grupos do país que queiram apresentar as suas peças, acrescenta­ndo que o objectivo é dinamizar as artes cénicas, bem como fazer com que os grupos estejam em constante actividade.

Madalena Guedes afirmou que a ideia do projecto é promover e divulgar os trabalhos dos grupos teatrais, assim como contribuir com desenvolvi­mento da arte. Segunda ela, também vai exibir obras infantis para “as nossas crianças”.

A obra conta a história de um casal, que por falta de amor verdadeiro, confiança mútua, convivem e vivem, mas não se conhecem. É o extremo no real esplendor, onde a violência doméstica e a marca de registo da peça, onde o casal Francisco e Virgínia vivem momentos duros de um casal que tinha tudo para ser feliz.

A quebra entre os pilares, narra a peça, não desilude somente os dois envolvidos, mas também, destrói uma sociedade, porque crescem filhos sem o calor e valores de uma verdadeira família.

Os ingressos estão a ser comerciali­zados a cinco mil kwanzas. A obra tem a direcção e encenação de Flávio Ferrão e Joel Mulemba, com o elenco, Adilson Cadeth e Clenir Agnete

Com esse espaço, assegura, Madalena Guedes, os grupos de Luanda acabam de ganhar um recinto próprio para exibirem as suas obras, principalm­ente as agremiaçõe­s que não têm salas para realizar os seus espectácul­os.

Historial

A companhia de teatro Henrique Artes foi fundada a 26 de Outubro de 2000, por estudantes do ensino pré-universitá­rio. A peça de teatro “Hotel Komarka”, que já foi exibida em mais de 10 províncias e na 20.ª edição do Festival de Teatro de Mindelo (MINDELACT), em Cabo Verde, é uma das suas principais referência­s.

“Hotel Komarca” é uma peça que retrata a vida de sete presos dentro de uma cela. É um espectácul­o cheio de humor, onde cada detido relata o crime que o levou a viver naquele novo espaço a que chamam Hotel Komarka.

Outro destaque é o monólogo “A Órfã do Rei”, encenado por Flávio Ferrão e interpreta­do por Mel Gamboa, que foi apresentad­a no Festival Lusófono de Teresina, no Brasil.

Henrique Artes já conquistou dois prémios Cidade de Luanda, com as obras “Meu Enigma”, em 2004, e “Côncavo e Convexo”, em 2008. No ano de 2005, ocupou o segundo lugar na categoria de encenação e o de melhor actriz, atribuído a Matilde Kabango, do mesmo prémio.

Ainda sobre o projecto, conta, está programado para o dia 8 de Abril, a exibição da obra “As Aventuras do Zé Carioca”, do Amazonas Teatro e para 6 de Maio, o espectácul­o “Casados e Cansados”, do grupo Enigma Teatro.

Alusivo ao Dia da Criança, afirma, está agendado, realização da peça “O Rei Leão”, nos dias 3 e 4 de Junho. Há outras peças por agendar os seus espectácul­os. Para a mentora, os grupos interessad­os a fazer parte do projecto, explica, devem entrar em contacto com a direcção da Fabiwil, ou enviarem as obras em áudio ou por escrito para serem avaliadas.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola