Jornal de Angola

Tricolores afogam mágoas com goleada sobre os leões

Petro de Luanda não precisou de suar pelo triunfo fácil diante do Sporting de Benguela (7-1) na abertura da vigésima terceira ronda do campeonato

- Betumelean­o Ferrão

dos Campeões Africanos de futebol tornou urgente a limpeza de dentes do Petro de Luanda. Ontem a pontaria afinada fez toda a diferença no regresso do campeão ao Girabola. Os tricolores marcaram os golos que tanta falta lhes fez na Champions, golearam facilmente o Sporting de Benguela no Estádio 11 de Novembro, por 7-1, e recuperara­m, embora à condição, a liderança do campeonato, na abertura da jornada vinte e três.

Com fome e sede de marcar e ganhar o campeão não precisou nem de escovar nem de palitar os dentes porque foi eficaz demais na primeira parte. A bem da verdade, os tricolores foram rápidos ao pote e num abrir e fechar de olhos já tinham sentenciad­o a partida com quatro golos na etapa inicial, que deixaram bem atordoados os leões.

Sem perder o foco do duplo objectivo, o Petro de Luanda usou a cabeça aos 4´ para se adiantar e encurtar o caminho da vitória e da liderança no campeonato. O golo madrugador de Pedro Pinto deu o conforto necessário para o campeão seguir a luz que no fundo do túnel mostrava os números da goleada, pois ao contrário do que às vezes costuma acontecer, mesmo depois de Tiago Azulão ampliar aos 13´, o Petro de Luanda queria marcar até se fartar como ficou evidente quando Yano e outra vez Tiago Azulão, desta vez de grande penalidade, fizeram a festa do golo aos 20´ e 44´.

O curto espaço de tempo entre os golos tricolores acabou por retirar todas as chances leoninas de poder reagir. Sem livre arbítrio, pois o campeão puxou dos galões para dissipar todas as dúvidas, os leões renderam-se as evidências porque mesmo que tentassem recorrer ao autocarro, já a sentença estava ditada.

O t e nto de honra de Valente, 34´, sequer reacendeu a centelha de esperança leonina porque o jogo já estava 3- 0, o que significa que mesmo que quisesse o Sporting de Benguela já não tinha muito para fazer porque já estava completame­nte desnudado no relvado do 11 de Novembro, tanta era a eficácia atacante do campeão.

Sem adormecer na sombra da goleada construída ainda nos primeiros 45 minutos, o Petro de Luanda fez questão de concluir a limpeza de dentes na segunda parte com mais golos, Yano bisou, 50´, Tiago Azulão fez o hat trick de grande penalidade, 76´, e até Karanga também teve e espaço para assinar o livro do golo aos 83´, num jogo sem história porque os tricolores mesmo desfalcado­s com os internacio­nais que estão ao serviço da selecção tinham a ambição de afogar as mágoas da eliminação na Champions.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tiago Azulão fez hat trick e soma dezoito golos na lista dos melhores marcadores
| EDIÇÕES NOVEMBRO Tiago Azulão fez hat trick e soma dezoito golos na lista dos melhores marcadores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola