Jornal de Angola

Uganda envia mil soldados para a RDC

-

mil soldados para o Leste da República Democrátic­a do Congo, devastado pelo conflito, este mês, como parte de uma força militar regional, anunciou um oficial do exército daquele país na quinta-feira.

De acordo com o Monitor, os rebeldes do M23 tomaram faixas de território na província de Kivu do Norte, na RDC, desde que ressurgira­m da dormência no final de 2021, deslocando centenas de milhares de pessoas.

Em resposta, a Comunidade da África Oriental (EAC) de sete nações começou a enviar uma força militar para o Leste do Congo em Novembro, numa tentativa de estabiliza­r a região volátil.

As tropas devem deslocar-se para várias áreas do Kivu do Norte actualment­e ocupadas pelo M23, disse o oficial, numa gravação de vídeo compartilh­ada com jornalista­s pelo governo provincial.

Soldados quenianos da EAC já estão posicionad­os em algumas áreas do Kivu do Norte, embora os locais cada vez mais vejam a sua presença com suspeição, já que o M23 continua a lutar.

As forças do Burundi também estão a posicionar-se no território a oeste da capital de Kivu do Norte, Goma, e o Sudão do Sul anunciou que enviaria 750 soldados para a região no final de Dezembro.

O M23, liderado pelos tutsis, pegou em armas novamente no final de 2021, argumentan­do que o Governo congolês tinha ignorado a promessa de integrar o grupo no exército.

Desde então, os rebeldes tomaram partes do Kivu do Norte e o seu avanço contínuo ameaça cortar as estradas para Goma, um centro comercial de mais de um milhão de pessoas na fronteira com o Rwanda. A RDC acusa o Rwanda de apoiar a M23. Especialis­tas independen­tes da ONU, os EUA e várias outras nações ocidentais chegaram à mesma conclusão, embora o wanda negue a acusação.

Tropas deouganda j á estão presentes no Leste da RDC como parte de uma missão conjunta com o exército congolês para combater as Forças Democrátic­as Aliadas, outro grupo rebelde que devasta a região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola