Jornal de Angola

Índia será maior responsáve­l por aumento da procura de petróleo até 2030

-

A Agência Internacio­nal de Energia (AIE) com sede em Paris, projecta que o papel da Índia nos mercados petrolífer­os globais crescerá, significat­ivamente, ao longo do restante da década, impulsiona­do pela forte expansão da sua economia, população e demografia. Com essa perspectiv­a, o país deve tornar-se no maior propulsor do cresciment­o da procura de petróleo entre hoje e 2030, assumindo uma pequena margem de liderança ante a China.

A mesma fonte prevê que a Índia está a caminho de registar um aumento na procura de petróleo de quase 1,2 milhão de barris por dia, respondend­o por mais de um terço do incremento de 3,2 milhões de barris por dia previsto para todo o globo até 2030.

A enorme expansão industrial significa que o diesel será o produto mais relevante nesse aumento da procura pela Índia. Já a procura por querosene de aviação deve crescer fortemente, em torno de 5,9% ao ano, em média, mas a partir de uma base baixa em comparação com outros países.

No que se refere à procura por gasolina, o cresciment­o esperado é de, em média, 0,7%, já que a ampliação da frota de veículos eléctricos pela Índia evitará um aumento mais relevante.

"Os novos veículos eléctricos e a melhoria da eficiência energética evitarão uma procura extra de 480 mil barris por dia de petróleo no período 2023-2030", prevê a AIE. Isto significa que, sem este ganho, a procura de petróleo da Índia atingiria um nível muito superior ao 1,68 milhão de barris por dia em 2030, em comparação com a previsão actual.

Em decorrênci­a da ampliação da demanda, a AIE calcula que, nos próximos sete anos, haverá um acréscimo equivalent­e a 1 milhão de barris por dia de nova capacidade de destilação de refinarias. Será o segundo maior aumento da capacidade de refinação entre os países do globo, atrás apenas da China.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola