Jornal de Angola

Presidente da Libéria audita as instituiçõ­es

-

O Presidente da Libéria, Joseph Boakai, tomou medidas decisivas na luta contra a corrupção, tendo dado início a auditorias a três instituiçõ­es governamen­tais cruciais, incluindo o Banco Central, de acordo com um comunicado divulgado pela presidênci­a na quinta-feira.

A Presidênci­a anunciou que Boakai instruiu a Comissão Geral de Auditoria da Libéria a realizar auditorias ao Banco Central, à Agência de Segurança Nacional e ao Serviço de Protecção Executiva. As auditorias vão examinar o período que vai de 2018 a 2023, com mandato para apresentar as suas conclusões no prazo de três meses.

Esta iniciativa significa o início de uma revisão abrangente dos ministério­s e agênc i a s g overnament­ai s , alinhando-se com o compromiss­o de Boakai de erradicar a corrupção e promover a transparên­cia, conforme declarado no comunicado oficial. O banco central ainda não respondeu aos pedidos de comentário­s sobre o assunto.

A mídia liberiana informou, na quarta-feira, que o Senado ordenou ao Banco Central que esclareces­se as contradiçõ­es entre o Presidente Boakai e seu antecessor. Segundo relatos, o Senado mandatou as suas comissões mistas de Contas Públicas e Auditoria, Bancária e Monetária para convidar a liderança do Banco Central da Libéria. O Presidente Boakai, compromet endo- s e a combater a corrupção, disse que vai tornar regulares as auditorias regulares em todos os ramos do Governo. Pouco depois de perder as eleições presidenci­ais de Novembro passado, George Weah teria dito a uma audiência, na sua congregaçã­o, que esperava que Boakai não perseguiss­e os funcionári­os da sua administra­ção, tal como “não processou ninguém” do primeiro Governo do Partido da Unidade, quando Boakai serviu como Vice-presidente.

 ?? DR ?? Líder liberiano, Joseph Boakai, defende luta anti-corrupção
DR Líder liberiano, Joseph Boakai, defende luta anti-corrupção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola