Jornal de Angola

Fundador da Renda Passiva

-

O processo

de oferta pública i nicial ( I PO) da ACREP, que vai ocorrer mediante uma operação combinada de subscrição e de venda, é aguardado pelos investidor­es nacionais com grande expectativ­a, por conta da boa referência que o mesmo têm dos processos passados, nomeadamen­te com o BAI e o BCGA.

Neste sentido os investidor­es anseiam rentabiliz­ar as s uas poupanças, na expectativ­a de obter ganhos semelhante­s às operações ocorridas no passado, visto que as acções do BCGA que foram comerciali­zadas inicialmen­te a AOA 5.000 hoje s ã o n e goci a das a A 0 A 18.000, registando assim uma rentabilid­ade nominal de 260 por cento, ou seja, todo o investidor que participou do IPO do BCGA viu o seu capital aplicado multiplica­r 3,6x vezes.

No processo de IPO da ACREP, poderá não ser se diferente, uma vez que se trata da segunda maior empresa privada petrolífer­a, cujas receitas são maioritari­amente em dólares norte americanos, protegendo parcialmen­te os investidor­es dos grandes riscos cambiais a que os investimen­tos nacionais estão expostos.

Em outras palavras, num cenário hipotético em que não haja variação nominal dos dividendos da ACREP o investidor terá sempre uma variação nominal em kwanzas dos seus dividendos na medida em que a actividade operaciona­l da ACREP, é feita em moeda externa.

Este processo de abertura de capital em bolsa de uma empresa privada não financeira simboliza, também, um marco histórico para o mercado, most r ando s er possível as empresas se financiare­m junto da Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA). Por esta razão, esperam os investidor­es, que, por conta desse processo, surjam outros processo, semelhante­s de empresas privadas, elevando assim a variedade e diversidad­e de opções de investimen­tos para rentabiliz­ar as poupança.

 ?? ?? Lopo Santos
Lopo Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola