Jornal de Angola

Grupo Ovindjendj­e conquista o Carnaval de 2024 no Huambo

Este ano, o Entrudo no Planalto Central foi marcado por inovações, mas sem fugir da identidade cultural do povo, segundo a governador­a provincial, Lotti Nolika

- Adolfo Mundombe | Huambo

O grupo carnavales­coovindjen­dje, do município do Chinjenje, venceu, ontem, na cidade do Huambo, o desfile do Carnaval edição 2024, ao totalizar 284 pontos e teve direito como prémio a quantia de um milhão e cem mil kwanzas.

O segundo lugar foi para o grupo Eco da Gruta, do município do Cachiungo, com 260 pontos, que recebeu como prémio o valor de 800 mil kwanzas, e em terceiro lugar ficou o Elenco do Povo da Caála, com 253 pontos, encaixando 650 mil kwanzas.

O título de melhor rainha foi para o grupo Ovindjendj­e, que recebeu como prémio 85 mil kwanzas, enquanto o melhor comandante foi do Elenco do Povo da Caála e teve direito a 65 mil kwanzas.

Na classe tradiciona­l, o primeiro lugar, com 266 pontos, pertence ao grupo Mbulu Yongombe, do município do Mungo, que levou um prémio de 700 mil, o segundo ficou com o grupo Deolinda Rodrigues, do Ucuma, com 240 pontos e recebeu 500 mil kwanzas, e o terceiro lugar, com 226 pontos, foi para o grupo Ongondjo, do Longonjo, que ficou com 350 mil kwanzas.

A melhor canção na classe tradiciona­l, com 187 pontos, pertence ao grupo Katyavala, do Bailundo.

O responsáve­l do grupo Ovindjendj­e, José Pedro Cahango, revelou que depois de ter perdido na edição passada, desta vez a equipa trabalhou afincadame­nte e conseguiu o primeiro lugar.

“Doravante, vamos preparar o grupo antes, para que tenhamos mais espaço para as sessões de ensaios, com desejo de nos mantermos sempre no pódio”, disse.

O interlocut­or louvou o apoio da administra­ção municipal do Chinjenje e revelou que o prémio arrebatado vai contribuir na preparação da próxima edição.

Na ocasião, o administra­dor municipal do Chinjenje, Pedro Isaac, fez saber que o grupo do município que administra desfilou para resgatar o prémio que por alguns anos esteve fora do seu alcance.

O administra­dor disse que o seu representa­nte, nos últimos três meses, esteve envolvido fortemente nos ensaios do Carnaval e este trabalho garantiu a conquista do primeiro lugar na classifica­ção.

Na ocasião, a governador­a do Huambo, Lotti Nolika, afirmou que o Carnaval ficou inovado, mas sem fugir da identidade cultural do povo, pois em cada ano que passa procura-se melhorar o suficiente.

A governador­a louvou o empenho dos grupos ao investir na festa do Carnaval e pediu o envolvimen­to dos empresário­s, no sentido de garantir apoios para se ter uma festa mais brilhante.

O desfile central provincial do Carnaval edição 2024 de adultos teve a participaç­ão de 12 grupos da classe tradiciona­l dos 11 municípios e oito verdadeira­mente carnavales­cos e três Blocos de Animação dos municípios do Huambo, Longonjo e Londuimbal­i.

 ?? JOAQUIM ARMANDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Grupo carnavales­co Ovindjendj­e, do município do Chijenji, convenceu o júri no desfile provincial do Carnaval no Planalto Central
JOAQUIM ARMANDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Grupo carnavales­co Ovindjendj­e, do município do Chijenji, convenceu o júri no desfile provincial do Carnaval no Planalto Central

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola