Jornal de Angola

Sebastian Coe chocado com a morte do recordista

-

O presidente da World Athletics, Sebastian Coe, disse, ontem, estar “chocado” com a morte, num acidente de viação, de Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, e descreveu o queniano como “um atleta incrível que deixa um legado também incrível”.

O queniano Kelvin Kiptum, recordista mundial da maratona, e o seu treinador, Gervais Hakizimana, morreram no domingo, num acidente de viação na estrada que liga Eldoret a Kaptagat, no Quénia, num carro que o próprio atleta conduzia.

"Estamos chocados e profundame­nte tristes ao saber da perda devastador­a de Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana. Em nome de todo o atletismo mundial, enviamos as nossas mais profundas condolênci­as às suas famílias, amigos, companheir­os de equipa e à nação do Quénia", disse Coe num comunicado oficial.

Na nota, Coe lembra que só no início desta semana, em Chicago, “o local onde Kelvin estabelece­u o seu extraordin­ário recorde mundial da maratona”, é que pode ratificar oficialmen­te “o seu tempo histórico”.“kelvin foi um atleta incrível que deixa um legado também incrível, sentiremos muita falta dele”, acrescenta.

Kitpum era um dos valores emergentes do atletismo mundial, tendo-se estreado na meia-maratona com o tempo mais de 2:01.53 horas, em Dezembro de 2022, para, menos de um ano depois, na sua terceira maratona, 'esmagar' o recorde do mundo, fixando em 2:00.35, sendo o primeiro a correr abaixo das duas horas e um minuto, deixando antever que não iria demorar para baixar das duas horas. "A World Athletics lamenta profundame­nte a notícia da morte do recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum, que morreu num acidente de viação, aos 24 anos. O seu treinador, Gervais Hakizimana, que estava com ele no carro também morreu no acidente".

Segundo o relato da também corredora queniana Milcah Chemos à AP, o acidente aconteceu numa rua entre as cidades de Eldoret e Kaptagat, na parte Oeste do Quénia, numa zona reconhecid­a pelos treinos em grande altitude.

 ?? DR ?? Responsáve­l diz que não consegue esconder a tristeza
DR Responsáve­l diz que não consegue esconder a tristeza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola