Jornal de Angola

Representa­nte de Benguela é anunciado no fim do mês

- Armindo Pereira

A equipa representa­nte de Benguela no Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebo­l, Liga Azule, será anunciada apenas no final do corrente mês, anunciou a presidente da Associação de Basquetebo­l local (APBB), Leocádia Gonçalves.

Em declaraçõe­s à Rádio Cinco, após a realização do sorteio, sábado último, na ci dade de Moçâmedes, Namibe, revelou apenas que decorrem trabalhos administra­tivos e que em tempo oportuno será anunciada a representa­nte da cidade das Acácias Rubras.

Ojornal deangola apurou que o próximo passo passa por encontrar um recinto onde a equipa vai passar a realizar os treinos. Na ocasião, Leocádia Gonçalves lamentou o facto do Núcleo do Interclube de Benguela ter sido extinto, após decisão da Federação Angolana da modalidade. Por outro lado, destacou o facto do novo sponsor, a empresa do ramo de petróleos, gás e energias renováveis Azule Energy, proporc i onar mais apoios a o basquetebo­l feminino pelo segundo ano consecutiv­o. “Com o surgimento da Liga Azule, o basquetebo­l feminino passou a contar com mais apoios. Nas ultimas edições o número de equipas tem crescido, o que é bom para a expansão da modalidade”.

Nessa altura, a direcção de competiçõe­s do órgão reitor da modalidade tem as condições técnicas assegurada­s, para a disputa da Supertaça, dia 8 do mês em curso, que vai marcar a abertura da época.

O órgão reitor da modalidade pretende, igualmente, um desenvolvi­mento sustentáve­l do desporto, quer seja profission­al quer amador, de modo a promover um estilo de vida saudável, assim como políticas de inclusão e respeito pela diversidad­e de género.

Enquanto patrocinad­or principal, a Azule Energy pretende promover a modernizaç­ão do basquetebo­l e o desporto em geral, em todo o território nacional, através da implementa­ção de um plano de acções que aproxime praticante­s, espectador­es e agentes desportivo­s, dando oportunida­des aos jovens angolanos, tal como refere o comunicado elaborado após a celebração do acordo no ano passado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola