Jornal de Angola

Prevenção contra ataques de jacarés em rios

-

Faz pouco tempo, o soba de uma aldeia, no Sul do país, morreu atacado por jacarés num rio do Cuando Cubango, facto que, à semelhança de tantos outros casos fatais, devia levar a um amplo debate e campanha de sensibiliz­ação em torno dos cuidados a ter no uso de rios e lagoas. O que se pode fazer junto das comunidade­s para evitar tais tragédias foi o que se perguntou aos leitores do Jornal de Angola.

DANIEL DE JESUS Profissão: Gestor

Ambiental

Morada: Cazenga O contacto entre o homem e o animal é inevitável, infelizmen­te, mas uma das maneiras de reduzir estes ataques passa por reforçar as informaçõe­s sobre o perigo em tomar banho em locais com pouca visibilida­de e calmos. Precisamos de supervisio­nar as crianças para que não entrem nos rios sem a presença de um adulto e, com estas medidas, podemos prevenir ataques de animais selvagens.

KELSON MANUEL

Profissão: Operador de Máquinas

Morada: Rangel

As medidas para evitar os ataques de jacarés consistem na criação de sistemas de redes para impedir que os répteis cheguem ao l ocal onde a população retira a água para consumo e realiza outras actividade­s diárias. Temos de redobrar a vigilância e actuar de maneira a minimizar os casos de ataques ali onde existam rios. Penso que a estratégia de sensibiliz­ação pode servir para isso.

SAMUEL CANDIMBA

Profissão: Engenheiro Morada: Talatona

Os casos de ataques de jacarés, nos rios do país, tendem a aumentar porque as pessoas continuam a ignorar as medidas de prevenção e segurança quando lá vão tomar banho e f azer t r abalhos domésticos. É preciso construir centrais de tratamento de água e fontanário­s para evitar mortes de pessoas por ataques desses animais. O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros pode ajudar na inversão do quadro.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
| EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola