Jornal de Angola

Bolsa de Valores negoceia 809 mil milhões em 45 dias

BFA Captal Markets e ÁUREA continuam a liderar nas transacçõe­s e têm também a maior fatia nas 29.685 contas custódias registadas

- Regina Handa

A Bolsa de Dívida e Valores ( BODIVA) de Angola, no mês de Janeiro e metade de Fevereiro, negociou já 809 mil milhões de kwanzas.

Os titulos com maturidade (data de vencimento) para 2030 são os de maior procura, seguido dos de 2024.

De acordo com o dashboard (folha de informação do mercado Bodiva), os valores negociados resultam de 787,13 mil milhões captados em ambiente bilateral e os restantes 21,87 mil milhões em ambiente multilater­al.

O BFA Capital Markets lidera as operações de negócios por membro, seguido da ÁUREA. Já no que se refere ao montante custodi a do por membros, a ÁUREA aparece no topo. O mercado de Bolsa surge com 29.685 contas abertas.

Gestão de dívida

O Estado vai emitir dívida para captar cerca de 10 milhões de dólares, de acordo com notícia do O País.

As maturidade­s variam entre os 3 e 8 anos.

A referida publicação avança que a Unidade de Gestão de Dívida (UGD), tutelada pelo Ministério das Finanças, vai emitir 237 mil milhões de kwanzas em Obrigações do Tesouro (OT), em 2024.

A dívida será emitida por via do OT em moeda nacional (OTNR), e chama atenção por se tratar de um valor que é superior aos valores emitidos anteriorme­nte.

Um dado realçado é o de que o Estado mudou a estratégia de emissão, visando chegar a investidor­es com menor capacidade financeira, fundamenta­lmente aqueles que chegam aos instrument­os de investimen­to por via do portal do investidor.

Investimen­tos nas OT

Recentemen­te, a falar sobre os investimen­tos em Obrigações do Tesouro, o técnico da BODIVA, Heriwalter Domingos, explicou que se trata de um aumento normal, e que, ao mesmo tempo, mostra a relevância da instituiçã­o.

“As pessoas, cada vez mais, percebem o papel da BODIVA e, cada vez mais, o Estado se aproxima dos que, em teoria, menos capacidade têm para investir. Mas aqui o essencial é mesmo o aumento da literacia financeira”, disse.

Esta variável vai fazer com que aumente o interesse nas OT e, consequent e ment e , a u ment e o investimen­to nelas, já que se percebe que elas podem servir de mecanismo de defesa contra a incerteza.

O sénior da Bodiva foi ainda além ao dizer que este movimento vai levar a que os níveis de atracção dos seguros e uso de mecanismos de banca e financeiro­s em geral também cresçam, pelo que não é apenas uma situação positiva para as Obrigações do Tesouro.

 ?? DR ?? Títulos transacion­ados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola estão mais valorizado­s
DR Títulos transacion­ados na Bolsa de Dívida e Valores de Angola estão mais valorizado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola