Jornal de Angola

Principais objectivos da Agenda

-

A Agenda Nacional do Emprego vai colocar na mesma plataforma todos os organismos públicos e privados que geram emprego, coordenada pelo ministro de Estado para Coordenaçã­o Económica, José de Lima Massano.

A Agenda vai aumentar as políticas activas do mercado de trabalho, fortalecer a administra­ção do trabalho, alinhar as micro e pequenas empresas e melhorar o acesso ao emprego.

Dados publicados, recentemen­te, pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) referem que a taxa de desemprego no país é de 29,6 por cento, com uma população que cresce anualmente. Todos os anos, 906.164 cidadãos maiores de 15 anos estão disponívei­s para trabalhar.

Os dados referem ainda que anualmente 596.621 cidadãos encontram emprego no mercado formal e informal, 309.543 não encontram emprego, 10.589 cidadãos passam a estar indisponív­eis para trabalhar. Além disso, a população em idade activa cresce 5,39 por cento ao ano e a escassez de empregos produtivos é de 87 por cento da população activa.

A criação da Agenda Nacional do Emprego destina-se à redução da taxa de desemprego na economia nacional e colmatar o desequilíb­rio entre a procura e a oferta de trabalho, assim como promover a melhoria da redistribu­ição da renda nacional e a redução das assimetria­s regionais. A Agenda é de grande relevância para o combate à pobreza, fixação das populações nas localidade­s de origem e é resultado de um processo de auscultaçã­o, com base no diagnóstic­o efectuado sobre a situação e perspectiv­as de desenvolvi­mento do emprego em Angola.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola