Jornal de Angola

Pela 1ª vez aqueciment­o anual bate marca dos 1,5 ºc

-

O aumento da temperatur­a global ultrapasso­u 1,5 ºc ao longo de um ano inteiro, pela primeira vez, de acordo com o serviço climático da União Europeia.

Os líderes mundiais prometeram, em 2015, tentar limitar o aumento da temperatur­a a longo prazo a 1,5 ºc em comparação com os níveis pré-industriai­s, o que é visto como fundamenta­l para evitar os impactos mais nocivos do aqueciment­o global no planeta.

Esta violação do primeiro ano não rompe o que foi alinhado no "Acordo de Paris", mas aproxima o mundo dessa marca no longo prazo.

Acções urgentes para reduzir as emissões de carbono ainda podem retardar o aqueciment­o global, dizem os cientistas.

"Superar [1,5 ºc de aqueciment­o] em uma média anual é significat­ivo", diz a professora Liz Bentley, executiva-chefe da Royal Meteorolog­ical Society do Reino Unido.

"É mais um passo na direção errada. Mas sabemos o que temos que fazer."

Limitar o aqueciment­o a longo prazo a 1,5 ºc acima dos níveis "pré-industriai­s" — antes que os seres humanos começaram a queimar grandes quantidade­s de combustíve­is fósseis — virou um símbolo fundamenta­l dos esforços internacio­nais para combater as mudanças climáticas.

Um relatório da ONU, de 2018, afirmou que os riscos das mudanças climáticas — como ondas de calor intensas, subida do nível do mar e morte da vida selvagem — eram muito mais elevados com um aqueciment­o de 2 ºc do que com 1,5 ºc.

Mas as temperatur­as continuara­m a crescer em um ritmo preocupant­e, como mostram os dados do Serviço de Alterações Climáticas Copernicus da União Europeia do ano passado, ilustrados no gráfico abaixo. O período de Fevereiro de 2023 a Janeiro de 2024 teve aqueciment­o de 1,52 ºc.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola