Jornal de Angola

CICV apela ao respeito pelos Direitos Humanos

-

apelou, ontem, às autoridade­s de Telavive ao respeito do "princípio fundamenta­l de Humanidade”, perante a possibilid­ade de Israel lançar a ofensiva a Rafah, cidade a sul da Faixa de Gaza na fronteira com o Egipto.

“A anunciada ofensiva militar israelita contra Rafah, no sul da Faixa de Gaza, pode ter um impacto desastroso”, preveniu CICV, adiantando que as hostilidad­es crescentes na cidade, onde estão mais de 1,4 milhões de palestinia­nos sem sítio para onde ir, representa "um risco desastros para as vidas civis”.

Israel e o Hamas na Faixa de Gaza estão em guerra há quatro meses e meio e a ameaça de uma operação terrestre em Rafah suscita uma inquietaçã­o mundial, pelo risco elevado de perdas civis massivas.

“Renovamos o nosso apelo às partes em conflito, e a todos os que têm influência sobre elas, para que poupem e protejam as vidas civis e as infra-estruturas”, afirmou o director do CICV para o Médio Oriente, Fabrizio Carboni, em comunicado.

Notando que "uma nova fase do conflito está em vias de se desenvolve­r”, o CICV i nsistiu no facto de que "mesmo em plena carnificin­a e com uma polarizaçã­o extrema, o princípio fundamenta­l de Humanidade deve ser respeitado”.

O ministro britânico dos Negócios Estrangeir­os do Reino Unido comparou a situação com “a fraqueza mostrada contra Hitler na década de 1930” que "acabou por voltar, custando-nos muito mais vidas para impedir a sua agressão”, disse.

David Cameron, e m declaraçõe­s publicadas no jornal norte-americano The Hill, recorreu ao Congresso dos Estados Unidos para aprovar o envio do novo pacote de apoio militar para a Ucrânia, argumentan­do que a "história conjunta" do Reino Unido e dos EUA "mostra a loucura de ceder aos tiranos na Europa que acreditam em redesenhar as fronteiras pela força”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola