Jornal de Angola

Secretária da Cultura garante solidez na educação artística

A representa­nte angolana anunciou no encontro que, no próximo ano académico, o Complexo de Escolas de Artes vai formar especialis­tas em som e iluminação

-

Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, afirmou, na quartafeir­a, no Centro Nacional de Exposições, em Abu Dhabi, que as decisões tomadas na Conferênci­a Mundial da UNESCO, sobre Educação Cultural e Artística, vão permitir ajustar os programas ligados ao sector em Angola.

O dado foi avançado pela secretária de Estado para a Cultura, durante a intervençã­o no painel sobre “Institucio­nalização e Valorizaçã­o da Educação Cultural e Artística”, na quarta-feira, em que as atenções da conferênci­a estiveram focadas nas estratégia­s que são necessária­s e abrangente­s para combater a marginaliz­ação da educação cultural e artística dentro dos sistemas educaciona­is e empresas.

Durante esta sessão, disse, foram, igualmente, compartilh­adas soluções e abordagens que promovam oportunida­des para educação cultural e artística e seus intervenie­ntes.

Num comunicado de imprensa, Maria da Piedade de Jesus, que encabeçou uma delegação angolana do Ministério da Cultura e Turismo, reconheceu a importânci­a da educação no domínio cultural e artístico como “um dos eixos básicos para o cumpriment­o das normas mundiais e, consequent­emente, o respeito dos direitos humanos no que se refere à vertente cultural.”

Internacio­nalmente, disse, os “direitos culturais” enquanto “direitos humanos” estão reconhecid­os em vários instrument­os normativos e legais aprovados pela ONU e por vários dos seus organismos, particular­mente a UNESCO.

Em Angola, garantiu, nos planos curricular­es dos níveis de ensino primário e secundário, constam disciplina­s artísticas que permitem às crianças e adolescent­es terem o aprendizad­o de várias expressões artísticas.

A secretária de Estado para a Cultura referiu que existe o Complexo de Escolas de Artes que forma especialis­tas de nível básico e médio em artes plásticas, cinema, música, dança e teatro.

Formações por especialid­ades

A representa­nte angolana anunciou que, a partir do próximo ano académico, o Complexo de Escolas de Artes começa a formar especialis­tas em som e iluminação artística.

Sobre os dados estatístic­os, disse que, anualmente, são formados nessas especialid­ades cem jovens, sendo que alguns deles se especializ­am em ensino das artes. Nesta vertente, continuou, em 2014, foi institucio­nalizado no país o ensino superior com a criação do Instituto Superior de Artes, que foi transforma­do em Faculdade de Artes e inserido na Universida­de de Luanda.

Ao longo dos dez anos de funcioname­nto, segundo Maria da Piedade de Jesus, centenas de jovens, e não só, obtiveram a graduação em música, teatro, artes visuais e plásticas e, ainda, em moda.

A Universida­de de Luanda, frisou, manifestou interesse em implementa­r o nível de mestrado e está a criar as condições administra­tivas e pedagógica­s para que a pretensão se materializ­e.

Em Janeiro do corrente ano, lembrou, o Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, inaugurou o Centro Cultural, na Província do Huambo, que, além de funcionar como um espaço de exibição e acesso à cultura local e regional, servirá também para a formação no domínio cultural e artístico.

Os maiores beneficiár­ios, aferiu, são, principalm­ente os adolescent­es e jovens de famílias carenciada­s. A essas iniciativa­s públicas, garantiu, adicionam-se as de carácter privado, que actualment­e estão cifradas em mais de 40 estabeleci­mentos que fazem formação com carácter recreativo e técnico profission­al.

Os resultados esperados

A Conferênci­a Mundial da Unesco sobre Cultura e Educação Artística é organizada pelo Departamen­to de Cultura e Turismo de Abu Dhabi. Sustenta a missão da Conferênci­a de Lisboa de 2006, que concebeu o Roteiro da UNESCO para a Educação Artística e da Conferênci­a de Seul de 2010, que adoptou a Agenda de Seul: Metas para o Desenvolvi­mento da Educação Artística.

 ?? ?? Maria da Piedade de Jesus reconheceu, durante o encontro, a importânci­a da educação no domínio cultural e artístico
Maria da Piedade de Jesus reconheceu, durante o encontro, a importânci­a da educação no domínio cultural e artístico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola