Jornal de Angola

Associação de Pesca Artesanal valoriza melhorias registadas

Classe enfrenta dificuldad­es, como são os casos do abastecime­nto de combustíve­l de forma inadequada

- Ana Paulo

O presidente da Associação de Pesca Artesanal, Semiindust­rial e Industrial de Luanda (APASIL), Manuel Bernardo Azevedo, valoriza as acções desenvolvi­das, nos últimos anos, em todo o país, pelo Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, através das quais se tem procurado melhorar a cadeia de valor do pescado.

Na visita de campo da ministra da tutela, Manuel Bernardo Azevedo apontou os combustíve­is, assim como os pontos de carga, embarque e desembarqu­e e unidades de manuseamen­to de pesca como os principais desafios que devem constar na agenda de prioridade­s. No caso específico dos combustíve­is, o presidente de direcção da APASIL, Manuel Bernardo Azevedo, mostrou preocupaçã­o em relação à classe da pesca artesanal, pois que, até ao momento, os armadores não têm protecção local para abastecer os barcos, um processo ainda feito com recipiente­s de plástico.

Esta opção preocupa, uma vez que os armadores, quando interpelad­os pelas autoridade­s policiais, marítimas e ambientais, acabam por não saber como provar as suas alegações. “Quando os armadores fazem o processo de abastecime­nto por via de bidão, muitos estão a ser indiciados no crime de contraband­o de combustíve­l, facto que tem provocado muitos incómodos”, afirmou.

Manuel Bernardo Azevedo sublinhou, por outro lado, que o preço do combustíve­l para a pesca industrial deve ser repensado, porque hoje ronda os 910 kwanzas o litro, e os pescadores artesanais não têm como aguentar. Outro grande “calcanhar de Aquiles” tem a ver com a empresa Pescangola, que tem praticado preços altos na venda de kits de pesca, o que faz encarecer também o produto final no mercado.

 ?? LUIS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Carmen do Sacramento disse haver pescado para abastecer o mercado
LUIS DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Carmen do Sacramento disse haver pescado para abastecer o mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola