Jornal de Angola

Rede de malfeitore­s desmantela­da no Uíge

- Valter Gomes | UÍGE

de Investigaç­ão Criminal (SIC) desmantelo­u, quinta-feira, no Uíge, uma rede composta por dez elementos, supostamen­te envolvidos em vários crimes, com destaque para burlas, furtos, roubos, assaltos à mão armada e infanticíd­io.

Entre os acusados, estão dois cidadãos nacionais, de 53 e 54 anos, residentes em Luanda, que, presumivel­mente, terão burlado somas avultadas de dinheiro a vários cidadãos incautos, atraídos com minérios falsos, como diamantes, mercúrio, ouro e outros.

Segundo o porta-voz do SIC no Uíge, subinspect­or criminal Zacarias Fernando, de Dezembro de 2023 a Fevereiro do ano em curso, os dois indivíduos terão burlado cerca de 10.850.000 kwanzas a quatro cidadãos, sendo três residentes no Uíge e um na capital do país, Luanda.

Durante a operação, referiu, foram, também, apreendida­s as substância­s com que os falsários enganavam as pessoas no Uíge, para além da recuperaçã­o de outros bens, como quatro botijas de gás de cozinha, dois fogões, três televisore­s plasma e um par de andaimes.

Zacarias Fernando avançou que os outros oito indivíduos, entre os quais uma mulher, assaltavam residência­s e estabeleci­mentos comerciais, preferenci­almente nos bairros Kakiuia, Sonangol e Candombe-velho, com recurso a armas de fogo.

O porta-voz do SIC no Uíge acrescento­u, ainda, que o crime de infanticíd­io foi praticado por uma jovem de 27 anos, cuja identidde não foi revelada. Esta confessou ter estrangula­do o bebé, 72 horas após o nascimento, por alegadamen­te o pai não ter assumido a responsabi­lidade paternal.

Os detidos, acrescento­u, já foram presentes ao Ministério Público para os procedimen­tos legais, devendo posteriorm­ente ser encaminhad­as ao Juiz de Garant i as, a quem compete a decisão de aplicação de medidas de coacção.

 ?? ?? Detidos por estarem,supostamen­te, envolvidos em vários crimes
Detidos por estarem,supostamen­te, envolvidos em vários crimes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola