Jornal de Angola

Primeiro módulo lunar privado descolou dos EUA

-

módulo privado com destino à Lua, o Nova-c, conhecido por Odysseus, descolou da Florida, no sudeste dos Estados Unidos, disse a empresa responsáve­l pela missão, Intuitive Machines. O lançamento da missão IM-1, que tinha sido adiado antes, devido a anomalias durante o processo de carregamen­to de metano, aconteceu à hora programada, 01:05 do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral.

O Odysseus, equipado com um sistema de propulsão alimentado por uma mistura de oxigénio e metano, descolou no interior do foguete Spacex Falcon 9 e, uma vez em órbita, separou-se do foguete e seguiu em direção à Lua. Caso o Odysseus consiga pousar na superfície lunar, algo que a NASA prevê para 22 de fevereiro, será também o primeiro módulo norteameri­cano a pousar na Lua em mais de 50 anos.

O principal objectivo é levar meios para pesquisado­res

desde a missão Apolo 17, em 1972.

O principal objectivo da missão é levar seis cargas da NASA com instrument­os para pesquisas e testes tecnológic­os ao polo sul da Lua, região que permanece inexplorad­a, o que facilitará o trabalho das tripulaçõe­s das futuras missões Ártemis. O pouso será junto ao maciço Malapert, a cerca de 300 quilómetro­s do polo sul da Lua, uma área "cheia de incerteza", de acordo com especialis­tas da NASA, que acreditam ser composta por material das terras altas lunares, semelhante ao local de pouso da Apolo 16. O Odysseus terá cerca de sete dias para terminar as operações antes da noite lunar chegar ao polo sul e deixar o módulo sem energia, disse a Intuitive Machines, empresa com sede no Texas (centro-sul).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola