Jornal de Angola

Constituiç­ão promove justiça social a todos

-

O sociólogo Pimentel da Conceição Gonçalves destacou, ontem, no Dondo (Cambambe), província do Cuanza-norte, a aposta do Governo na promoção da justiça social, através dos princípios constantes na Constituiç­ão.

De acordo com o especialis­ta, citado pela Angop, a Constituiç­ão da República promove a justiça social através da garantia dos direitos e liberdade dos cidadãos.

Pimentel da Conceição, que falava a propósito do Dia Mundial da Justiça Social, acrescento­u que a Constituiç­ão protege a vida, a saúde, a educação e acesso ao emprego.

Para o sociólogo, a justiça social é um princípio moral e político que trata de garantir o acesso aos direitos previstos em lei, corrigindo qualquer desigualda­de, ilegalidad­e e desrespeit­o.

O especialis­ta considerou que, não obstante a criação de políticas para a justiça social, existem insuficiên­cias na implementa­ção efectiva, além de apontar a descentral­ização dos serviços como um dos mecanismos com vista à garantia da justiça social e melhoria da qualidade de vida da população.

O especialis­ta afirmou que o equilíbrio no usufruto dos direitos sociais estimula a boa conduta dos cidadãos.

O Dia Mundial da Justiça Social é comemorado a 20 de Fevereiro e foi proclamado pela Organizaçã­o da Nações Unidas (ONU), com o objectivo de reconhecer que a paz e a segurança entre Estados só pode ser alcançada através da justiça social e do desenvolvi­mento.

O Dia Mundial da Justiça Social foi proclamado pela ONU, com o objectivo de reconhecer que a paz e a segurança só podem ser alcançadas por via da justiça social

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola