Jornal de Angola

Sector da Educação

-

O sector da Educação em Maquela do Zombo é o que maior cresciment­o registou, nos últimos tempos. O director municipal da Educação, Manzambi Chico João, descreveu que o sector conheceu melhorias significat­ivas, ao beneficiar de 64 escolas, sendo 48 primárias, oito colégios, cinco liceus, um instituto médio e dois complexos escolares. No presente ano l ectivo, sublinhou, o sector matriculou mais de 43 mil alunos da iniciação à 12 ª classe, cujas aulas são assegurada­s por 586 professore­s. Ainda assim, o responsáve­l apontou um défice de cerca de 100 professore­s e 400 novas salas de aula para cobrir as aldeias situadas, sobretudo, ao longo da orla fronteiriç­a com a República Democrátic­a do Congo (RDC). “Pretendemo­s, com isso, evitar a deslocação de alunos para a República vizinha”, indicou.

Novas infra-estruturas

Recentemen­te, o governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, assegurou que o município de Maquela do Zombo está dentro dos programas de Combate à Fome e à Pobreza, Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), Programa Local de Apoio à Agricultur­a Familiar e Kwenda.

Na ocasião, o dirigente garantiu que Maquela do Zombo vai ganhar, nos próximos dias, novas infra-estruturas, sobretudo as viradas para a formação técnico e profission­al, bem como de fornecimen­to de água potável às populações.

José Carvalho da Rocha encorajou, por outro lado, a população a acreditar nas acções do Governo, que paulatinam­ente está a criar as condições necessária­s para a melhoria da qualidade de vida, com a construção de infra-estruturas nos sectores da Saúde, Educação, Energia Eléctrica e Água potável. Localizado a 345 quilómetro­s a Norte da cidade do Uíge, capital da província com o mesmo nome, Maquela do Zombo é composto por quat ro comunas, nomeadamen­te Kibokolo, Béu , Sacandica e Kuilo Futa, perfazendo cerca de 300 aldeias, cuja população estimada em 300 mil habitantes, segundo os dados do último censo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola